Reviver o passado em Vale das Gatas
O extinto couto mineiro de Vale das Gatas, localiza-se nas freguesias de São Lourenço de Ribapinhão e Souto Maior, concelho de Sabrosa. A exploração destas minas iniciou-so no período romano onde seria extraído cassiterite. No entanto, foi em 1883 que se reiniciaram propriamente os trabalhos mineiros.
Nesta mina, o minério mais extraído era o volfrâmio (produção de filamentos para lâmpadas e material bélico). Assim, a produção da mina ficou condicionada aos conflitos que foram ocorrendo ao longo do sec. XX. Os maiores picos de exploração e laboração corresponderam precisamente à primeira guerra mundial (1914-1918) depois à segunda (1939-1945) e ainda ao conflito da Coreia (anos 50).
Tendo uma extração muito variável, devido aos fatores mencionados, a sua cotação no mercado internacional, também o era e consequentemente gerava muita instabilidade económica. Assim, entre 1980 e 1990 a sua produção foi decaíndo, até que em 1994, por despacho governamental foram extintas as 16 concessões do Vale das Gatas.
*************************** BREVEMENTE DISPONIBILIZO MAIS INFORMAÇÃO ****************************
gostei de ver, sobretudo as fotografias. eu escrevi sobre testemunhos de quem lá trabalhou.
ResponderEliminarC'est mes photos
ResponderEliminarPeço desculpa pela ousadia. Na altura precisava de algumas fotos para ilustrar a atividade em vale das gatas e servi-me destas fotos que estavam da NET.
ResponderEliminarSe fizer questão eu retiro-as do BLOG.