terça-feira, 27 de março de 2012

Lendas e Encantos do Alvão - 5 de Maio

A 5 de Maio, desenvolveremos no Alvão, uma atividade que esperamos, vá de encontro aos anseios de cada um dos participantes. Como tive a possibilidade de lá percorrer alguns belos trechos, partilho algumas dessas  fotos.
 

Infelizmente, por motivos de saúde, a nossa companheira e amiga transmontana, Alda Rocha, não poderá - como estava previsto - dar o seu contributo para a realização desta atividade.

 

Aproveito para desejar céleres melhoras à nossa amiga. A montanha precisa dela e nós precisamos da simpatia da sua companhia. Força Alda!
 

Felizmente podemos contar com o Sr. Luis, outro transmontano, velho amigo e companheiro de montanha e conhecedor de todos os cantos e recantos do Alvão. Sabemos, só por isso, ter a garantia de uma atividade que ficará, certamente,  perpetuada na memória de todos...


 










Promoção de comportamentos de vida Saudável e Feliz
Adefacec2012

sexta-feira, 23 de março de 2012

CÓDIGO DE CONDUTA






ICNB - (Clique)CÓDIGO DE CONDUTA e boas práticas dos visitantes das áreas protegidas.




Promoção de comportamentos de vida saudável e feliz.
Adefacec2012

domingo, 18 de março de 2012

Dia Mundial da Árvore ou da Floresta - 21 de Março

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente em Portugal a 21 de Março.
Este dia é também o dia em que se inicia a Primavera.
A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de Abril de 1872, na cidade do Nebraska, Estados Unidos da América.

O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".
O objectivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer em termos ambientais como da própria qualidade de vida dos cidadãos.




Neste dia decorrem várias acções de arborização, em diversos locais do mundo.


Para a comunidade comemorar o dia terá a oportunidade de replantar árvores, com a finalidade da sensibilização para a importância das árvores, que permitem o equilíbrio das florestas e da biodiversidade associada a estes espaços.

O Dia Mundial da Água comemora-se no dia 22 de março e foi instítuido pela Organização das Nações Unidas, com a necessidade de racionalizar um recurso escasso e alertar para um uso devidamente sustentável.



Com o objectivo de realçar a importância vital da água, e no âmbito da Agenda Local 21, realizar-se-á uma gota humana, na manhã de 22 de março que simbolicamente servirá para assinalar a data.


O Dia Mundial da Floresta, celebrado a 21 de março, foi instituido com o objetivo de promover a conservação das florestas naturais, realçando a sua importância.







Promoção de Comportamentos
de vida Saudável e Feliz.
Adefacec2012

terça-feira, 6 de março de 2012

Talasnal - O Xisto o Vale e a Serra - Aniversário e fotos

Uniu-se o improviso à originalidade, e rapidamente se ergueram os pilares mestres para a excelência de uma atividade de montanha que serviu também de mote para, dignamente, comemorarmos os 15 anos de montanhismo da Adefacec - Associação Desportiva e Cultural da Efacec.

Sem chuva, apreciamos toda a beleza de um percurso que nos levou a conhecer uma das mais interessantes aldeias da Serra da Lousã - Talasnal.

E foi com com chuva que comemoramos, de uma forma transparente, franca, sem qualquer tipo de barreiras, abrigados num peculiar coreto que nos  abraçou em torno de um saudável e alegre convívio, o aniversário da nossa Associação.

Foi esta a maneira que "escolhemos" para o fazer. Na minha opinião foi a melhor! A mais perfeita!

Aproveito para saudar e expressar, aos pioneiros do montanhismo da Adefacec, em meu nome e no da Associação, o nosso reconhecimento e sentido agradecimento.

Clique para ampliar






























































Promoção de comportamentos de vida saudável e feliz!
Adefacec2012