quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto - Os milhares de quilómetros percorridos pelos seus patos...


Os patos registados na Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, Aveiro, têm histórias que nunca mais acabam...como atestam os impressionantes quilómetros que percorrem todos os anos.
Como exemplo, referimos um macho de piadeira, que foi caçado, na Sibéria, a 5392 km de distância! 
 

Patos de S. Jacinto encontrados na Sibéria e Finlândia
 
Também registamos a maratona de outro macho de piadeira de S. Jacinto, fotografado num lago da Finlândia. Regressou à reserva aveirense nos oito invernos seguintes ao da marcação, tendo voado mais de 53 mil quilómetros ao longo da sua vida. Estes patos foram marcados pela equipa de David Rodrigues, que ao longo dos últimos 20 anos tem vindo a anilhar e marcar mais de 20 mil aves aquáticas em Portugal, 90% das quais na Reserva de S. Jacinto.
Do trabalho desenvolvido ressaltam outros dados surpreendentes, que têm atraído observadores estrangeiros e ajudam a revelar mais sobre a ecologia, biologia e dinâmica populacional das aves cinegéticas de S. Jacinto. Toda esta informação permite obter dados importantes para estudar coisas tão variadas como as migrações, a gripe das aves ou épocas de caça.
Outro registo revelado por David Rodrigues foi um pato-real observado na Reserva de S. Jacinto, que viveu mais de 14 anos, uma idade verdadeiramente surpreendente para aquela espécie.
As marcas colocadas nos bicos dos patos funcionam como uma matrícula, que permite a observadores de todo o mundo obterem informações sobre as aves que avistam, através de uma base de dados. A marca usada na Europa foi criada por David Rodrigues. O especialista explica que a etiqueta é impressa a laser e colocada no bico dos patos, "mas não prejudica a respiração nem magoa, porque patos não têm septo nasal interno".
 
Promoção de comportamentos de vida saudável e feliz.
Adefacec2013

Sem comentários:

Enviar um comentário