sábado, 12 de outubro de 2013

Temperatura da Terra pode subir até 4.8 graus e nivel do mar até 82cm.

 

A temperatura poderá aumentar até 4,8ºC e o nível do mar poderá subir até 82 centímetros até 2100, no pior dos cenários, alerta hoje o Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas. 

 

O relatório sublinha de forma inequívoca que a atividade humana é a responsável pelo aquecimento global e pelas alterações climáticas que estão a decorrer. Nos últimos anos as emissões de carbono não param de aumentar.
O documento elaborado pelo Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas calcula que até 2100 a temperatura média da terra poderá subir até 4,8 graus.
Os especialistas sublinham que estas alterações estão a provocar mais fenómenos extremos como ondas de calor e chuvas intensas.
Quanto à subida do nível do mar, a previsão foi revista em alta. Durante este século poderá subir até 82 centímetros, com danos relevantes na maior parte das regiões costeiras.
O documento sublinha que as camadas de gelo estão a derreter muito rapidamente, o aumento do nível do mar está a acelerar e o gelo do mar ártico está a desaparecer a um ritmo surpreendente.
Mas os especialistas acreditam que é possível evitar o pior e que é possível manter o aquecimento do planeta abaixo dos 2º celsius. O caminho passa por diminuir de forma significativa as emissões de dióxido de carbono e se necessário baixar para zero ao longo das próximas décadas.
Os dados relativos às escalas regionais só são divulgados na segunda-feira, mas já é público que para os países do Sul da Europa e da zona Mediterrânica as perspetivas são dramáticas: como por exemplo, menos chuvas mas mais concentradas no tempo e associadas a cheias, mais fogos, custos elevados para combater a subida do nível do mar e menor produção agrícola.
 
 

Adefacec2013
Promoção e Comportamentos de Vida Saudável e Feliz!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário