ROTA DOS CASTANHEIROS
Outubro de 2003 - Paredes da Beira
Marcha de Outono com a presença dos montanheiros da ADEFACEC
Dia cinzento e frio na bonita vila de Paredes da Beira, conhecida também como “Cidade do Sol cercada de Sete Castelos”. Foi este o local escolhido para se dar início à Marcha de Outono, que contou com a inauguração da PR 1 “Rota dos Castanheiros” de S. João da Pesqueira.
Logo bem cedo, foram-se juntando, aos poucos, pedestrianistas das mais variadas regiões do país, contando, como já bem sendo um hábito, com a presença dos montanheiros da Associação Desportiva da EFACEC .
Procedeu-se de imediato à inauguração do percurso, o qual contou com a simpática participação do Presidente da Câmara de S. João da Pesqueira.
Iniciou-se a jornada por calçadas tradicionais, onde conseguíamos vislumbrar, num espaço já de si belo, grandes manchas de castanheiros perfilados com altivez e orgulho, fazendo, assim, realçar a imponência e nobreza dessa árvore. Vinhedos e pomares quase tocavam em ouriços, que já não protegiam as castanhas, e, paulatinamente, caíam dos castanheiros centenários, também eles testemunhos de espécies como a Águia-de-asa-redonda, o Gaio, o Chapim-de-poupa, o Peto-verde ou a Trepadeira-azul!!!
Foi com nostalgia que passámos na deserta aldeia de Britelo, que orgulhosamente homenageia o emigrante, mantendo um largo com o seu nome.
Numa região essencialmente vitivinícola, quis Penela da Beira brindar-nos com a doçura e o aroma de um néctar tão delicioso – o Vinho Generoso.
No alto da capela de S. Paio, ponto mais alto do concelho, ficamos enternecidos com a deslumbrante panorâmica dos vinhedos do Douro. Estávamos na presença de uma região classificada como Património Mundial.
Sempre com a presença de belos castanheiros, passamos ribeiros verdejantes cruzados por trilhos de pastores onde, calmamente, nos conduziram de volta a Paredes da Beira.
Aconchegados por um magusto oferecido pela Câmara Municipal de S. João da Pesqueira, ainda houve tempo para aplaudir a participação de um novo clube de montanheiros de Tabuaço: Granja do Tedo.
Vimos, o director Técnico da Federação Portuguesa de Campismo, Joaquim Gonçalves, emocionado com a lembrança oferecida por esse recém-criado grupo. É também com enorme emoção e carinho que enaltecemos todo o trabalho que por ele vem sendo desenvolvido, em prol do montanhismo e pedestrianismo em Portugal.
Texto: F. Beça
Fotos: M. Maia e F. Beça
Clique p.f. para ampliar
Sem comentários:
Enviar um comentário