Com o Inverno a despedir-se, foi numa bela manhã de Sol e com temperatura amena que cerca de sessenta montanheiros se uniram para mais este evento de montanha da Associação Desportiva e Cultural da Efacec - Adefacec!
O ponto de encontro foi na bela praia fluvial do Areinho, uma, entre algumas que adornam as margens de um rio bravo, selvagem e impetuoso - O Paiva!
Depois das breves palavras de boas vindas do nosso companheiro e amigo Vítor Pinto, iniciamos o percurso. Notava-se alguma ansiedade especialmente daqueles que ainda não tinham tido a oportunidade de conhecer este tão bem delineado trilho.
Ultrapassada a ponte de Alvarenga, iniciamos pelo escadório, a ascensão!
Degrau a degrau, uns com menos, outros com mais dificuldade, lá fomos, paulatinamente, desenvolvendo a subida. Aqui e ali, uma paragem para encher os pulmões de ar puro, tirar mais uma peça de roupa, beber um pouco de água ou fazer uma fotografia!
O rio, tornando-se bem mais pequenino, lá espreitava no fundo da montanha, rodopiando por entre os penedos que admirando-o, o protegem e abraçam!
Estava na altura de fazermos o primeiro reagrupamento. Permanecemos alguns minutos junto ao controlo de acesso e paralelamente na cota mais alta do percurso.
Neste ponto da montanha deixamos, por breves momentos, de visualizar e sentir o murmúrio do Paiva!
Subitamente, fomos confrontados com uma panorâmica deslumbrante, diria mesmo, de rara e inquestionável beleza: a Cascata das Aguieiras! Foi sem dúvida mais um momento contemplativo que nos alegrou a alma e energizou positivamente o coração!!!
Iniciamos a descida. Lenta e novamente degrau a degrau, procedemos a inúmeras pausas para melhor apreciarmos a incomensurável beleza do local, trocar umas breves palavras, alguns sorrisos e assim, descontraída e gradualmente nos aproximando do rio!
Já se lhe distinguiam alguns sussurros!
Visualizávamos os seus contornos!
Decifrávamos as suas cores e sentíamos o seu cheiro!
Eis-nos, novamente, juntinhos ao Paiva!!!
Lá ao fundo, vislumbravamos a ponte pênsil que na sua altivez, aguardava a nossa travessia. Sendo a primeira experiência para alguns, constituiu para todos, mais um momento de pura alegria e felicidade. Mas que maravilhoso aperiente antecedeu o merecido almoço!!!
O local escolhido não poderia ter sido o melhor: A praia fluvial do Vau. Sentados no chão e beijando o rio, ficamos embalados pela doce melodia de uma queda de água que por entre penedos e a mimosa vegetação, jorrava, bem lá das alturas e ternamente se deitava no aconchego do rio. Assim, no conforto e sublimidade deste momento, degustamos as iguarias que iam saltando da nossa mochila e acomodando o desejoso estômago!
Estávamos a pouco mais de 3 km de Espiunca e consequentemente do final deste tão espectaculoso percurso.
Ainda tivemos oportunidade de passar pelos Geossítios da Gola, do Salto e finalmente o de Espiunca.
...E com o Inverno a dar as suas despedidas, diria que se tratou de um dia de Sol radioso. Sol que nos encantando, se fundiu nas verdes e cristalinas águas de um rio rude, inculto, corajoso e que rasgando montanhas, criou lameiros, vales, deu vida e fez Homens!
Um Agradecimento muito especial:
- A todos aqueles que com o colorido e a alegria da sua presença permitiram o êxito desta actividade!
- Ao Toni e à Cristina que aguardaram pacientemente a minha chegada "unicamente" para me abraçarem!
- Aos meus bons, velhos e eternos amigos de Oliveira do Hospital!
Nota: O Arouca Geopark está reconhecido pela UNESCO como Património Geológico da Humanidade.
FB
Partilho algumas fotos para mais tarde recordares...
P.F. clica na foto para ampliar
Promoção de comportamentos, dignos, para uma vida saudável e feliz!
Adefacec2016