Foi num belo Sábado de Outono com muito Sol, animação e alegre convívio que procedemos a mais uma caminhada da Associação Desportiva da Efacec - Adefacec: PR2 - Rota da Citânia.
A Citânia de Briteiros é um conjunto de impressionantes ruínas de um importante povoado habitado na Proto-história, há mais de 2000 anos, numa época conhecida como a Idade do Ferro. Constitui um dos mais expressivos povoados proto-históricos da Península Ibérica, quer pela dimensão, quer pela monumentalidade das suas muralhas, urbanismo e arquitetura.
As investigações arqueológicas na Citânia de Briteiros tiveram início em 1874, graças à iniciativa do vimaranense Francisco Martins Sarmento. Foi um dos primeiros arqueólogos portugueses, que adquiriu os terrenos da jazida arqueológica com o único objetivo de proceder a escavações.
Durante o evento, ainda tivemos oportunidade de visitar o Museu da Cultura Castreja. De referir que tanto a descoberta como a manutenção de todo este espólio se deve exclusivamente a Martins Sarmento que dedicou toda a sua vida à arqueologia e deixou parte da sua fortuna para a Fundação Martins Sarmento.
E, para que mais tarde possamos relembrar estes maravilhosos fragmentos que o tempo transporta, a memória retém e a alma agradece, ficam estes registos fotográficos:
Clica na foto para ampliar
Promoção de Comportamentos, Dignos, Para uma Vida Saudável e Feliz!
Adefacec2016
Sem comentários:
Enviar um comentário