Fórnea
Localizando-se no Polje de Alvados, a Fórnea é uma extensa depressão com o fundo aplanado envolto por vertentes íngremes e por ribeiras temporárias e afluentes do rio Lena, do rio Cabrão e do ribeiro da Fórnea. Estes três cursos de água juntam-se e formam o rio Alcaide.
Anfiteatro natural - a Fórnea - com cerca de um quilómetro de diâmetro, foi escavado nos calcários margosos e calcários do Jurássico inferior e médio, sendo, por isso, um lugar rico em fósseis.
Estas nascentes temporárias, que são consideradas responsáveis pela formação da Fórnea, através do processo de erosão regressiva, provocaram o recuo das cabeceiras das linhas de água.
Foi precisamente este processo que permitiu que, nos dias de hoje, a encosta da Fórnea tenha um relevo tão acentuado.
Sensivelmente a meio da encosta, é possível visitar uma das suas nascentes mais elevadas - Cova da Velha - onde a água jorra do interior da sua gruta.
A gruta da Cova da Velha, visitável na sua parte inicial, tem uma galeria com cerca de 500 metros de extensão que se estende ao longo da falha onde se encontram vários lagos e sifões.
E foi, num cenário verdadeiramente surpreendente, talhado ao longo de milénios pela Mãe Natureza que podemos desfrutar de mais um Sábado positivamente diferente.
Nesta atividade, destaco a surpresa paisagística onde sobressai a mágica sedução de um anatómico teatro natural, a abundante e diversificada flora, a vertiginosa descida sobre um retalhado tapete calcário e sobretudo a contagiante coragem de todos os participantes!
Este evento da Adefacec, constituiu, para todos os participantes, um misto de esforço, partilha, convívio, algum suor, mas sobretudo muita alegria estampada no rosto de cada um, mesmo que para isso fosse necessário deslocar uma ou outra pedra ou esboçar um singular, aparatoso e assustador esbardalhanço!!!
Algumas fotos para mais tarde recordar...
para ampliar clica p.f. na foto
Promoção de Comportamentos Dignos para uma Vida Saudável e Feliz.
Adefacec2017