segunda-feira, 19 de abril de 2010

FLORES, FRAGAS, AROMAS E SORRISOS 1.5.2010


Dias amenos e coloridos, em tons fortes de verde, pincelados a lilás, amarelo, encarnado e castanho. Dias que estão sempre a crescer. O Sol brilha com mais intensidade. Os pássaros aconchegam os filhotes nos ninhos. As noites não são tão frias. Os aromas são mais intensos. Aliás, tudo é mais intenso e duradoiro.
É Maio, mês das flores...
É Maio, mês dos sonhos!
Dia 1, faremos a nossa caminhada uma vez mais, naquela que será, talvez, a mais bonita de todas as províncias portuguesas - Trás-os-Montes. Justes acolher-nos-à. Percorreremos, em marcha, sempre guiada, trilhos seculares de ligação entre aldeias. De Justes caminharemos até à Torre de Pinhão, daí, e depois de atravessarmos uma imponente ponte Celta sobre o rio Pinhão, subiremos até Souto Escarão. Do alto da capela da Senhora da Conceição apreciaremos a espectacular paisagem sobre a nova barragem do rio Pinhão. De Souto Escarão até Fundões calcorrearemos uma calçada, cuja perfeição, dimensão, estado de conservação e antiguidade nos remetem até ao império romano. Trata-se, segundo os historiadores, de uma magnífica calçada romana. Será porventura uma descida admiravelmente lenta e surpreendentemente contemplativa. Chegados à aldeia de Fundões, iremos observar numa habitação, enigmáticas e seculares inscrições em pedra. Uma antiquíssima e bela fonte associa-se ao património. Novamente, tomaremos o rio Pinhão. Pelas margens que o ladeiam e num trilho feito por pescadores, caminharemos sempre ao seu lado. Certamente sentiremos a sua bravura no seu grito e usufruiremos seguramente da sua frescura e sobretudo da sua inquietante paz e muita tranquilidade. Chegados a Justes, ainda apreciaremos a antiga e singular igreja, o Santuário da Senhora de Lurdes, assim como o canastro que protege e observa atentamente a fonte dos namorados! Tudo isto se passará num verdadeiro cenário de sonho, onde a variedade da vegetação que integralmente complementa a paisagem, se unirá definitivamente à multiplicidade dos sons, silêncios, brisas, reflexos, aromas e sorrisos...sempre puros, simples e radiosos!
Flores, Fragas, Aromas e Sorrisos tentará levar até si todo o carinho e encanto do transmontano, reflectido na imponência bela e mágica das suas paisagens. Dia 1 deixe-se acompanhar e venha connosco. Venha a Justes sentir Trás-os-Montes!








PROMOÇÃO DE COMPORTAMENTOS DE VIDA SAUDÁVEL E FELIZ
adefacec2010.


Sem comentários:

Enviar um comentário