CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2015

28 de Fevereiro

Marcha de Aniversário (dezoito anos do montanhismo da Adefacec)
Local: Alvarelhos
Povoação pertencente ao concelho da Trofa com 6,46 Km2 de área e 3.151 habitantes. Foi sede de uma freguesia extinta em 2013 no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Guidões formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Alvarelhos e Guidões.

Possui, classificado pelo IGESPAR em 1910, um monumento nacional: O Castro de Alvarelhos. Situado em plena Serra de Santa Eufémia é um sítio arqueológico que teve várias épocas de ocupação desde a idade do Bronze até à Idade Média!

Este trilho, inédito e desenvolvido, todo ele em Alvarelhos, vai certamente constituir uma agradável surpresa!

Foi na Serra do Gerês que a 1 de Março de 1997, os pioneiros do montanhismo na Adefacec, desenvolveram a sua primeira marcha de montanha. Pretendemos, sempre que possível, assinalar anualmente esse memorável dia que indiscutivelmente catapultou o montanhismo e dinamizou, até aos dias de hoje, o montanhismo/pedestrianismo no seio da Associação Desportiva e Cultural da Efacec - ADEFACEC.  

28 de Março (atividade anulada)
A Estrela, o Zêzere e o Vale Glaciar
Local: Parque Natural da Serra da Estrela
Mostrando os vestígios da glaciação de há milhares de anos, o  V. Glaciar do Zêzere constitui uma pequena maravilha da Natureza!
Situado em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, constitui, com os seus 13 km de extensão, o maior Vale Glaciário da Europa. É por entre o percurso sinuoso do Vale que o rio Zêzere aparece veloz, audaz, destemido, irreverente. Destacamos também, pelo seu incomensurável encanto,  o Covão D’Ametade, localizado no sopé do Cântaro Magro (1.420m)
Certamente, seremos contemplados pelo privilégio de desfrutar de belezas geológicas inigualáveis, como as rochas do Cântaro Magro, do Gordo e do Raso!
Cremos que constituirá uma maneira única de sentir e enternecer toda a beleza de um dos melhores exemplos mundiais de modelação da paisagem pelos glaciares.

11 de Abril
V Grande Encontro de Montanha
(Suaves Colinas, Doces Encantos)
Local: Vila Pouca de Aguiar
Ressurgiremos em Trás-os-Montes para mais um grande evento de Montanha.
Trata-se da quinta realização de uma actividade que nos tem dado oportunidade de conhecer, no terreno, para além de todo o potencial paisagístico, também ancestrais tradições, testemunhos vivos de usos e costumes, conhecimento do património histórico e edificado e sobretudo na inigualável hospitalidade das suas gentes.
Enaltecemos também todo o trabalho realizado na região em prol da montanha, onde destacamos o papel preponderante que os Caminheiros de Vila Pouca de Aguiar detêm, ocupando o primeiro lugar do pódio com, indiscutível, merecido e admirável mérito! 

23 de Maio
O Secular, o Místico e o Rural
Local : Arnoia
O Castelo de Arnoia também conhecido por Castelo dos Mouros ou Castelo de Moreira, ergue-se com altivez num maciço rochoso, em posição dominante sobre a povoação que outrora foi a sede do concelho, com casa da câmara, pelourinho e cadeia!
Cidade portuguesa do distrito de Braga, região Norte e sub-região do Tâmega, com cerca de 2.500 habitantes. Subdivido em 15 freguesias, o município é limitado a norte por Cabeceiras de Basto, a leste por Mondim de Basto, a sul por Amarante, a sudoeste por Felgueiras e a Oeste por Fafe. Ocupada, desde tempos muito remotos, como testemunha o legado que as civilizações antigas nos deixaram. Falamos, obviamente, de Celorico de Basto.
Destacamos, espalhadas pelo seu concelho, O castelo de Arnoia, as mamoas do planalto da Lameira, o povoado de Bouça de Mosqueiros, o castro do Lendário, o castro de Barrega e o castro de Ourique. Também a romanização fez questão de deixar ficar os seus testemunhos até aos nossos dias.
E será em pleno coração do Minho que contemplando a paisagem, nos misturaremos com a ruralidade do local, usufruindo das brisas de outrora transmitidas pelos olhares perplexos de um Castelo que dizem dos Mouros! 



20 de Junho

Milho Dourado - Ruralidade, Encantos e Mitos.
Local: Serranias de Fafe

 
Este percurso é linear. Ligará Varzea da Serra à Lagoa. São cerca de 12 Km que fazem parte de um GR de 50Km.  Trata-se de mais um trilho elaborado pelos Restauradores da Granja e que tem a particulariedade de ainda não ter tido as honras da inauguração!   
 
Dia 20, caminharemos e apreciaremos toda a beleza, as potencialidades, algumas valências de uma terra que preservas tradições, mantêm vivas as suas memórias projetando-as no futuro do concelho e da sua população! Fafe, uma terra tipicamente portuguesa! 
 
12 de Setembro
Mata, Natureza e Sublimidade: Mata Nacional do Buçaco!
Local: Serra do Buçaco.
Mandada plantar, no primeiro quarto do séc. XVII, pela Ordem dos Carmelitas Descalços, a Mata Nacional do Buçaco, com 105 hectares e cerca de 5 Km de perímetro é área protegida e, desde 1943, Monumento Nacional. Considerada por botânicos como um dos melhores e diversificados arboretos da Europa e por alguns poetas como “o altar da natureza” congrega no seu interior cerca de 700 espécies de árvores, algumas exóticas e outras trazidas de terras indígenas! Percorrendo muitas das suas veredas, sentir-nos-emos em plena floresta amazónica ou, caminhando na Tasmânia no Vale dos Fetos!
Foi também, em 1810 que se travou a importante batalha do Buçaco entre as forças Anglo-Lusas comandadas pelo Duque de Wellington e as forças Napoleónicas comandadas por André Massena.

24 de Outubro
XXI Festa do Cogumelo e das Castanhas
Local: A definir
O desafio será conhecer melhor o cogumelo e a disciplina que o estuda: A micologia
Caminhando, em plena natureza, apanharemos cogumelos que depois de limpos serão analisados, catalogados e expostos. Serão ainda explicadas detalhadamente as suas aplicações, qualidades, diversidade, semelhanças e diferenças. Nesta actividade temática, ainda teremos oportunidade de desfrutar do prazer de novos aromas e sabores colocados na mesa por especializados mestres da boa cozinha tradicional portuguesa! Também, como estamos na época das castanhas não poderíamos passar sem as saborear em torno de um animado magusto!  

 21 de Novembro
Marcha/Festa de encerramento das actividades de 2015
Local: S. João do Campo
Em Pleno Parque Nacional da Peneda Gerês e situada a 15 Km de Terras do Bouro, situa-se esta pitoresca aldeia também conhecida por Campo do Gerês. Com ruas estreitas e casas de granito, alberga ainda o Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas. Este Museu foi edificado com o objectivo preservar a memórias das populações que se viram desposadas, pela imposição em 1972 da construção da Barragem com o mesmo nome, das suas terras e casas que ficariam completamente submersas! Rica em tradições e com magníficos exemplares de arquitectura popular, como eiras, espigueiros e moinhos, São João do Campo, encontra-se junto à impressionante e majestosa Mata de Albergaria! 

 
Esta atividade que estava agendada para 20 de Junho foi anulada e substituida pela travessia em Fafe.
Infelizmente o seu mentor: António Jorge Ribeiro, encontrata-se impedido de dar o seu valioso contributo por escassez de saúde.

20 de Junho

Na Senda da Guerra Peninsular
Caminhos históricos do Minho e Trás-os-Montes

2ª Etapa da retirada do Exército Francês entre a Ponte da Mizarela e Paradela do Rio
Local: Montalegre
A Guerra Peninsular ou Napoleónica decorreu na Península Ibérica entre 1807 a 1814. Portugal foi invadido pelo exército napoleónico por três vezes. No entanto, resistindo como podia longo de sete anos, continuou sempre fiel à aliança que mantinha com o Reino Unido. Após muitas e terríveis batalhas o exercito Luso-Británico, consegue derrotar o exército de Napoleão!
Fruto de um minucioso estudo sobre o percurso utilizado pelo exército Francês numa das retiradas, pretendemos neste evento, reviver parte da história, percorrendo o terreno consigo e enquadrando-o historicamente ao longo de todo este trilho que se desenvolverá desde Misarela até Paradela do Rio! 
 
 

A NATUREZA É O CONJUNTO DE TUDO O QUE CONHECEMOS!
É A FONTE DE QUAL TUDO BROTA!
É O PRINCIPIO ESSENCIAL DE TODOS OS SERES!
CAMINHANDO PELA MONTANHA ESTABELECEMOS A MAIS SUBLIME E PERFEITA LIGAÇÃO ENTRE O HOMEM E A NATUREZA.
PORQUE A MONTANHA CONSTITUI O NOSSO DENOMINADOR COMUM.
AO LONGO DO ANO TENTAMOS PARTILHAR COM TODA A FAMÍLIA MONTANHEIRA UM POUCO DESSAS EMOÇÕES: O VER, O SENTIR O DAR E O RECEBER...
ATÉ SEMPRE…ETERNAMENTE ACOMPANHADOS PELA SUAVE, DOCE E RECONFORTANTE BRISA DA MONTANHA!
UM ABRAÇO SEMPRE, SEMPRE AMIGO,
Fernando Beça

Promovemos comportamentos dignos para uma vida saudável e feliz!
Adefacec2014
 Nota: Por motivos de força maior, a Adefacec, reserva-se o direito de alterar as datas das actividades.

Sem comentários:

Enviar um comentário