sábado, 29 de maio de 2010

Doces Colinas, Mágicos Encantos - 19/20 Junho Vreia de Jales, Barrela, Pedras Salgadas e V.P.Aguiar


Situado a norte do distrito de Vila Real, entre as serras da Padrela e do Alvão, o concelho de Vila Pouca de Aguiar está actualmente integrado na sub-região do Alto Tâmega. O seu território estende-se por uma área de 437,1 Km2, englobando 18 Freguesias. A origem do topónimo Vila Pouca será, à semelhança de outras povoações homónimas, uma pequena Vila agrária. Aguiar é relativo ao nome Terra ou uma circunscrição administrativa. A palavra Aguiar etimologicamente deriva do nome Aquila, isto é, um local onde existem águias.
Com um clima característico da apelidada “Terra Fria Transmontana” caracteriza-se fundamentalmente pela fertilidade dos seus solos. É um concelho essencialmente agrícola, destacando-se a cultura da batata, cereais, vinho, castanha e produtos hortícolas. No seu tão fértil e conhecido vale, poderemos vislumbrar viçosas pastagens, onde se deliciam soberbos e belos animais.
Actualmente, o concelho está muito bem servido de vias de comunicação rodoviárias, com destaque para a A7 e a A24.
Do seu património histórico e cultural salientamos o castelo de Aguiar da Pena, as minas de ouro de Jales, o campo mineiro de Trêsminas - complexo explorado pelo Império Romano – e que actualmente congrega um parque arqueológico. As famosas termas das Pedras Salgadas, variadas capelas e igrejas, dolméns, sepulturas antropomórficas, pontes, pelourinhos, espigueiros, vias romanas, mamoas, fontes, castros e o recinto fortificado de Cidadelhe .
Referência especial para a barragem do Alvão, onde poderemos encontrar, entre uma envolvência mágica e de rara beleza, um bem cuidado parque de lazer e encantadores trilhos pedestres.
E será na sublimidade desta região que a Adefacec, o Grupo de Caminheiros de Vila Pouca de Aguiar e a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, se propõem realizar o II Grande Encontro de Montanha, intitulado "Doces Colinas, Mágicos Encantos". Desejamos sentimos e cremos que, com a participação dos montanheiros oriundos de várias regiões do país, em conjunto com os locais, proporcione mais um grande, verdadeiro e inesquecível acontecimento. O ano transato, realizamos o I Grande Encontro de Montanha. O êxito foi total e testemunhado por cerca de 230 participantes, que mesmo chovendo, tiveram o privilégio de se associarem ao grandioso evento. Todos sabemos que poderemos contar com a incondicional, singular, e genuína hospitalidade transmontana que associada à beleza incomensurável da região, constituirão os ingredientes principais, para desenvolvermos mais um Grande Encontro de Montanha. Este ano, calcorreando, abraçando e desfrutando em pleno, com satisfação muita alegria e enorme carinho , das "Doces Colinas, Mágicos Encantos"
O programa do grande evento de montanha, engloba os dias 19 e 20 de Junho.
O dia principal será, Sábado dia 19. Faremos um percurso maravilhoso, surpreendente e de grande valor histórico/paisagístico. Compreenderemos um pouco melhor, durante a passagem pelas várias aldeias, as suas gentes, conhecendo alguns dos seus usos, costumes e tradições. Degustaremos alguns dos seus produtos. Escutaremos os seus dialectos, as suas crenças, as suas diferenças. Sentiremos o calor da sua franqueza, humildade e hospitalidade. Notaremos a sua nobreza!
No dia 20, ainda teremos a possibilidade de conhecer, em pormenor, as Termas (recuperadas) de Pedras Salgadas, a Casa da Cultura e o Museu de Vila Pouca de Aguiar.

Brevemente disponibilizarei mais informação.

Promoção de comportamentos de vida saudável e feliz!adefacec2010

Sem comentários:

Enviar um comentário