domingo, 3 de outubro de 2010

O SEDENTARISMO E AS MODIFICAÇÕES ESTRUTURAIS

Estudos estatísticos levam-nos a concluir que as curvas de crescimento da morbidez e da mortalidade, relativas a doenças do aparelho locomotor e cardiovasculares, continuam em ascenção e que o sedentarismo é uma das causas, ao lado do stress, do tabaco, do álcool e das drogas.
.
Perdemos os hábitos naturais e simples de andar, correr e saltar, quando se demonstra que, na ausência de movimento, a saúde corre perigo - tornámo-nos obesos e cardiacos por falta de movimento e o excesso de peso constitui sobrecarga para o coração enfraquecido.
.
O trabalho fisíco, movimento qua há centenas de anos modela o Homem, cada vez mais é substituido pelas novas tecnologias. A desmaterialização da economia mundial conduz ao processo de abstractização do trabalho que inverte a proporção de trabalho fisico e intelectual. O centro de trabalho humano transfere-se para o cérebro e assim, o Homem, evoluído do ponto de vista técnico-científico, sofrerá transformações sob o ponto de vista biológico. Ninguém pode renunciar ao movimento sem correr riscos!
.
Cerca de 56% dos tecidos são do tipo muscular e a maioria dos aparelhos e dos sistemas está adaptada ao organismo em movimento.
.
O sedentarismo provoca nos diferentes sistemas do corpo humano, modificações estruturais que se traduzem em atrofias - diminuição do número de unidades activas ( capilares, alvéolos pulmunares, fibras musculares, etc.) Perturbada a~relação entre função e estrutura, todo o organismo irá sofrer transformações negativas.
.
Sabemos que o sedentarismo é devido, em grande parte, à vida moderna. Obviamente que não podemos regressar às condições naturais dos nossos antepassados, uma vez que a evolução segue o seu curso normal. Contudo não nos devemos deixar vencer pelos aspectos cómodos da modernidade, porque pagaremos com a saúde.
.
Por tudo isto a actividade fisíca é chamada a dar o seu contributo nesta luta pela saúde. Ela é também alegria, prazer, compensação e comunicação livre.
Autor: Silvério Paiva - 14.02.2010
.
Por si e pela sua saúde, caminhe!
.
Promoção de comportamentos de vida saudável e feliz!
Adefacec2010

Sem comentários:

Enviar um comentário