terça-feira, 29 de março de 2011

Tipicidades Beirãs - Celorico da Beira - 30 de Abril 2011

.

SÁBADO - 30 DE ABRIL 2011


******** ... GRANDIOSO EVENTO EM CELORICO DA BEIRA... ********


"Tipicidades Beirãs"



. Foi o rio Mondego que marcou, desde sempre, a história do concelho. Localizada num local estratégico, Celorico da Beira, cedo fez despontar o seu carácter defensivo. Do ponto de vista do povoamento histórico, terão sido os Túrdulos os primeiros povos a ocuparem a zona, 500 A.C. Existem historiadores que acreditam na fundação de Celorico da Beira 2000 anos A.C. por Brigo. Também os Romanos, Godos e Árabes terão passado pelas terras do concelho. A presença romana é atestada pela existência de troços de calçada romana. O recinto do Castelo mostra evidências da importância estratégica da localidade na defesa contra os ataques de Castela. De resto, os castelos de Linhares da Beira e de Celorico assumiram um relevo particular em toda a estratégia defensiva do território da beira. Foi D. Afonso I que atribuiu o primeiro foral tendo sido confirmado por D. Afonso II em 1217. A categoria de vila e o foral novo foram assinados por D. Manuel I em 1512.


Atualmente, Celorico da Beira é uma vila portuguesa, com cerca 5150 habitantes (2006) no seu perímetro urbano formado por 3 freguesias originárias (São Pedro, Santa Maria e Casas do Soeiro) e mais 4 (Ratoeira, Fornotelheiro, Lajeosa do Mondego e Vila Boa) que se uniram à vila quando pelo seu crescimento o perímetro desta se alargou. Pertence ao Distrito da Guarda, região Centro e subregião da Beira Interior Norte. Está localizado a 23km da Guarda, 48km de Viseu, 334km de Lisboa e 170 do Porto. É também o concelho mais a norte da Serra da Estrela, e pela quantidade e qualidade do ‘’’Queijo da Serra da Estrela’’’ (inigualável a qualquer outro do país). É considerada a Capital do Queijo Serra da Estrela. Localizada a cerca de 500 metros de altitude, é sede de um município com 249,93 km² de área e 8 683 habitantes (2006) subdividido em 22 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Trancoso, a nordeste por Pinhel, a sueste pela Guarda, a sudoeste por Gouveia e a oeste por Fornos de Algodres.


E será neste local, glorificado pela natureza, onde teremos o privilégio de, caminhando,vislumbrar idílicas paisagens, conhecer algum do seu património cultural e edificado, degustar dos seus sabores e abraçar as suas gentes.


ENCANTE-SE E DELICIE-SE NA

CAPITAL DO QUEIJO DA SERRA DA ESTRELA

Organização: Adefacec; Câmara Municipal de Celorico Da Beira


Promoção de comportamentos de vida saudável e feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário