quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Cogumelo gigante - Montalegre




MONTALEGRE

Produto com mais de três quilos !






 
Cogumelo "gigante" em Montalegre




Depois do fenómeno das maçãs de tamanho invulgar surge mais um prodígio no concelho de Montalegre. Na aldeia de Frades do Rio, José de Jesus foi surpreendido com um cogumelo gigante, com mais de três quilos, durante um passeio matinal. Uma singularidade que, gentilmente, cedeu ao Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes, e espantou todos os que por lá passaram. A necessidade de tocar na "raridade" tornou-se indispensável para confirmar a veracidade do produto, não fosse o caso de estarmos perante uma obra de arte exposta no "museu vivo".
 


Produtos agrícolas de volume incomum têm, nos últimos tempos, brotado em Montalegre. Depois da surpresa proporcionada pelas incomuns maçãs do senhor Miguel Oliveira, ficamos agora perplexos com um cogumelo gigantesco, natural de Frades do Rio, aldeia do concelho de Montalegre. Foi das mãos de José de Jesus que ficamos a conhecer um fungo com mais de três quilos.





«NUNCA VI NADA ASSIM!»

É prática comum no Barroso «apanhar cogumelos no tempo deles», refere José de Jesus. No mesmo sentido, o barrosão acrescenta que «todos os anos me dedico a esta prática», porém «este ano fiquei espantado com o que encontrei». Durante um passeio pela manhã, «numa zona de carvalhos», deparei-me «com este níscaro gigantesco», conta. O produto estava «um pouco camuflado» na vegetação, mas não escapou ao olhar atento do ex emigrante.



«ESTÁ AQUI O "COLEGA"»

José de Jesus partilha que «todos os anos tenho apanhado bastantes naquela zona», mas «nunca como este ano». Quando se deparou com o cogumelo pensou: «aqui está o "colega" do primeiro que encontrei!». Há uns dias atrás o entrevistado tinha apanhado algo similar, porém, não «o cedi ao museu porque serviu para comer». Questionado sobre os fatores que conduziram a este fenómeno de crescimento, José de Jesus afirma que «a causa pode estar no abrigo». O cogumelo «estava num local onde o frio e o gelo não chegam», remata. 











.
Fonte:Câmara Municipal de Montalegre

Promoção de comportamentos de vida saudável.

Sem comentários:

Enviar um comentário