terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Calendário Atividades 2013


2 de Fevereiro

  Na Senda do Castro de
Carcola

Local: S. Pedro do Sul
 Organização: Adefacec

Castro da Cárcoda ou Castro da Carcola, ocupando uma área de cerca de 10 hectares, encontra-se situado junto à localidade de Carvalhais no concelho de S. Pedro do Sul, nas encostas da  Serra da Arada. Está a 610 metros de altitude e é composto por várias dezenas de casas, assim como por pinturas rupestres espalhadas por quinze rochedos.

O Castro da Cárcoda apresenta como defesas naturais, a ribeira de Contença e a de Varosa. Como defesa edificada, uma muralha e um fosso que em caso de perigo era inundado.

As casas têm planta circular, oval ou rectangular, apresentando algumas, um átrio rodeado por um muro. As paredes eram constituídas por pequenas pedras assentes em barro e o seu teto era formado por materiais vegetais. Mais tarde utilizou-se a telha romana. Neste castro eram usadas lareiras, pias e silos.

Na zona do Castro foram também encontrados objectos líticos, materiais em bronze e ferro, moedas romanas, fragmentos de vidro e cerâmica.

A sua origem remonta à idade do Bronze e terá sido ocupado até finais do século III.

Neste espetacular percurso, realçamos a nível histórico, os moinhos e o Castro de Cárcoda e a nível paisagístico desfrutamos de vistas deslumbrantes da serra de Arada.

São três os locais de destaque:  Srª do Resgate, Castro de Cárcoda e o Bioparque de S. Pedro do Sul.

 
16 de Março

Ascensão à Senhora da Graça


Local: Mondim de Basto

Organização: Adefacec


 
        O Monte Farinha eleva-se, a um altitude de cerca de mil metros, ostentando, no topo, a venerada ermida de Nossa Senhora da Graça. Local mágico e cativante recheado de história e de vestígios arqueológicos, de lendas e de tradições. Local privilegiado para os amantes da natureza e emblemática referência desportiva, é destino obrigatório dos caminhos da fé, da religião e do turismo nacional e internacional.

         Pertencente ao Distrito de Vila Real, região Norte e sub-região NUTS III do Tâmega, com cerca de 7 493 habitantes, 3200 residentes na Vila que, com o mesmo nome, é sede do concelho.

        É um município com 171,87 km² de área, subdividido em 8 freguesias. Limitado a nordeste pelo município de Ribeira de Pena, a sueste por Vila Real, a sudoeste por Amarante, a oeste por Celorico de Basto e a noroeste por Cabeceiras de Basto.

        Vila e sede de concelho, Mondim de Basto repousa numa chã fértil na margem esquerda do rio Tâmega e no sopé da grandiosa pirâmide verde do Monte Farinha e coroado pela ermida da Senhora da Graça!





27/28 de Abril

III Grande Encontro de Montanha
(
Suaves Colinas, Doces Encantos)


 

Local: Vila Pouca de Aguiar
Organização:  Adefacec; Caminheiros de Vila Pouca de Aguiar; Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

Ressurgiremos em Trás-os-Montes para mais um evento de 2 dias.

Aproveitamos o Sol, a beleza incomensurável das paisagens, o património edificado, as tradições e a inigualável hospitalidade das suas gentes.

Enaltecemos o que de bom se tem feito, na região,  em prol da montanha. Aproveitaremos a oportunidade e pernoitaremos num dos muitos abrigos de montanha que recentemente foram inaugurados.
 
25 de Maio

LENDAS E ENCANTOS DO ALVÃO
Local: Serra do Alvão
Organização: Adefacec


Com gestão do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) criado em 1983, o Parque Natural do Alvão é uma área protegida que fica situada entre os concelhos de Mondim de Bastos e Vila Real.

Como património natural destacamos as cascatas naturais de Agarez, de Galegos da Serra, as fisgas de Ermelo e o vale da Campeã.

Nas zonas mais elevadas do Alvão era possível avistar com frequência a emblemática águia-real, hoje praticamente extinta. No entanto, ainda subsistem no interior do parque diversas espécies faunísticas, típicas da montanha. É o caso do lobo, gato-bravo, toupeira de água e do falcão-peregrino.

Destaque ainda para o tipicísmo de aldeias como Lamas de Ôlo, Ermelo, Agarez, Galegos da Serra e Barreiro onde ainda se vêm casas tradicionais construídas em xisto, granito e cobertas a colmo.

O recolher, ao fim do dia, do gado maronês ainda constitui uma de algumas tarefas rurais, como as malhas do centeio, do milho e do feijão, as desfolhadas e as vessadas (preparação da terra para a próxima sementeira). A matança do porco, o fabrico do pão e a confeção do fumeiro, completam o dia a dia dos seus habitantes.



    7/8/9 e 10 de Junho
MontesLongos2013

Local: Serranias de Fafe

Organização: Restauradores da Granja

Parceria: Adefacec




        Fafe cidade recente, mas como povoação, existe desde o Séc. XIII, sendo apenas uma freguesia do concelho de Montelongo o qual recebeu o foral do Rei D. Manuel em 5 de Novembro de 1513. Esta freguesia desde muito cedo, iniciou o seu desenvolvimento. Assim em 1836 torna-se sede de concelho e quatro anos mais tarde sobe à categoria de Vila, tomando para designação o nome Fafe em desfavor do nome Montelongo. Este Topónimo surge como que por homenagem às duas famílias mais poderosas da região ( Egas Fafe e Dom Fafes Serafins).


        Este ano Os Restauradores da Granja decidiram proceder a alterações no             sentido de melhorar este grandioso evento.



Assim, o proposto, é cada grupo/associação escolher um percurso diferente entre mais de uma dezena existentes nas serranias de Fafe.

O Programa reformulado é garantidamente aliciante!



   14 de Setembro
        CORNO DO BICO 
Local: Paredes de Coura
Organização: Adefacec
•     A área de Paisagem Protegida do Corno do Bico é um pequeno santuário natural, situado no limite administrativo sudoeste do concelho de Paredes de Coura, onde confronta com Arcos de Valdevez e Ponte de Lima

integrada na Rede Natura 2000, engloba cinco freguesias - Bico, Castanheira, Cristelo, Parada e Vascões -, perfazendo 2175 hectares, dos quais cerca de um quarto são matas formadas por carvalho-alvarinho (Quercus robur) assim com uma enorme e diversificada variedade de espécies de arbustos.

Toda a área envolvente é essencialmente montanhosa, oferecendo uma paisagem deslumbrante, na qual sobressaem os picos dos montes mais elevados como: Sra. da Pena (735m), Alto do Castro (751m),
Rio mau (802m), Alto do Cabeço (831m) e do Corno do Bico (833m). No topo destes montes podem ser vistos enormes blocos de granito, de forma arredondada, isolados ou em formações "caóticas" de granito, uma caraterística  única e distinta dos montes da região.

•       Das espécies animais destacam-se: o lobo, o corço, a águia real, a coruja do mato, o picanço-de-dorso-vermelho, o tritão-de-ventre-laranja, a lontra, a truta, o
lagarto-
de-água, a salamandra lusitânica, a rã ibérica e a víbora de seoane.


Quanto às espécies vegetais existentes destacam-se o azevinho, adoptado como símbolo desta área de paisagem protegida, diversas flores silvestres de rara beleza como a pascoela, e plantas carnívoras como a orvalhinha.


28 de Setembro

XVIII Marcha Nacional de Veteranos





12(?) de Outubro
 XVIX Festa do Cogumelo e Castanhas   
Local: A definir.
Organização: Assoc. Juvenil Aventura na Saúde
Parceria: Adefacec

(?) Data pode ser alterada por imposição das condições atmosféricas.

Conhecer mais de perto o cogumelo e a disciplina que o estuda - A micologia.

Caminhando, apanharemos cogumelos que depois de limpos serão catalogados e expostos. Posteriormente, serão detalhadamente explicadas por técnicos credenciados, as suas qualidades, aplicações, diversidade, diferenças e semelhanças.

Nesta atividade temática, ainda teremos a oportunidade de desfrutar do prazer de novos aromas e sabores trazidos para a mesa por especializados mestres da boa cozinha tradicional portuguesa!


NOTA: Como sabem, trata-se de um evento desenvolvido e realizado, há muitos anos e com grande qualidade, pelos nossos companheiros e amigos de Braga – Associação Juvenil Aventura na Saúde




   23 de Novembro

 MARCHA/FESTA DE ENCERRAMENTO 

É uma cidade portuguesa da área metropolitana do Porto. Conta com 21 713 habitantes (2011). Faz parte da sub-região Entre Douro e Vouga, integrando a região norte e o distrito de Aveiro.
É sede do mais pequeno município  português, possuindo apenas 8,11 km², correspondendo à área da cidade, o que lhe confere uma elevada densidade populacional: 2 673,9 hab/km2.
O seu lema é "Labor - Cidade do Trabalho".
Cidade  famosa pela sua tradição na área industrial, particularmente em relação ao fabrico de chapéus e calçado.
Conhecida no país como a "Capital do Calçado".
Reconhecida pela Adefacec como local onde residem velhos  companheiros e amigos.

Para 2013, elegemos com satisfação para a nossa marcha/festa de  encerramento:  
São João da Madeira


Sem comentários:

Enviar um comentário