terça-feira, 16 de outubro de 2012

Cogumelos e Castanhas - XVIII Festa - 26 a 28 de Outubro

Micologia vem do grego "Mykes" que significa cogumelo e "logos" estudo.


Os micólogos (micologistas ou micetologistas) pesquisam taxonomia, sistemática, morfologia, fisiologia, bioquímica, utilidades, e os efeitos benéficos e maléficos das espécies de fungos, que podem ser parasitas, saprófitos ou decompositores.

Os cogumelos são também fungos e sempre foram estudados por micólogos ou agaricólogos, já que na sua maioria pertencem à ordem Agaricales. O grupo dos fungos reúne cerca de 100 mil espécies e este número vem crescendo com a descoberta de cada vez mais espécies novas.

Os fungos são classificados em quatro divisões:
•Zygomycota
•Ascomycota
•Basidiomycota
•Deuteromycota

A micologia estuda cada divisão desta que reúnem fungos diversos, desde os mais perigosos e mortais, até os indispensáveis ao combate de infecções bacterianas.


A micologia estuda igualmente os fungos em diversas áreas:

•Na indústria, onde os fungos, principalmente as leveduras, são usados como fermentos na indústria panificadora, láctea e também na produção de bebidas alcoólicas.

Na medicina, com a descoberta da penicilina, um poderoso antibiótico natural produzido por um fungo e descoberto em 1928 por Alexander Fleming, o índice de mortes causadas por infecções bacterianas reduziram bastante, causando um avanço na medicina desde então. Porém, muitos fungos existentes são motivos de preocupação por oferecerem riscos de morte se ingeridos e também causarem diversas infecções como micoses, candidíase, entre outras.


•Na alimentação os fungos são utilizados na fabricação de vários produtos alimentares como queijos, pães, etc. Os cogumelos comestíveis, como os champignons, são muito apreciados e fonte de proteínas, sendo considerados alimentos saudáveis e nutritivos. As trufas também são bastante consumidas e caracterizadas pelo sabor intenso e aroma característico.


•Na agricultura os fungos podem atuar de forma benéfica associando-se com raízes de algumas plantas, formando assim, as micorrizas, que aumentam a capacidade de absorção de água pelas plantas. Podem também causar efeito negativo, provocando infecções como a ferrugem negra do trigo ou até mesmo o apodrecimento da madeira.

Saiba como foi em 2005 (clique)


    





Promoção de comportamentos de vida Saudável e Feliz
Adefacec2012

Sem comentários:

Enviar um comentário