terça-feira, 9 de abril de 2013

III Grande Encontro de Montanha - suaves colinas, doces encantos V.P.A.

Juntamente com os nossos grandes amigos, Caminheiros de Vila Pouca de Aguiar, estamos a preparar, ao pormenor, o III Grande Encontro de Montanha - suaves colinas, doces encantos. Terá, como palco privilegiado, as montanhas que adornam Vila Pouca e que fazem parte integrante do Parque Natural do Alvão.

Partiremos de Cabanes a 970 m de altitude e que dista cerca de um quilómetro  de Pensalvos (sede de freguesia).
A origem do nome desta aldeia terá advindo  das cabanas que os pastores erguiam para se abrigar do frio no Inverno. Depois subiremos ao alto da serra do Minhéu com os seus imponentes 1.200 metros de altitude. Daí, descemos para Soutelo de Matos situada na encosta de Minhéu, entre
Parada de Monteiros e Pensalvos.

 
O seu nome terá por origem a grande quantidade de Soutos que aqui existiram, bem como o ”mato” que ontem, como hoje, ainda por aqui abunda.
A área da freguesia estende-se por 23 km2, e a morfologia do seu solo é ditada pela Serra do Minhéu.
O seu povoamento remonta a épocas muito recuadas.

Os Romanos marcaram fortemente este sítio, atribuindo-se a eles a primeira exploração das 5 minas da freguesia:
Alto do Corgo Escuro, Fundo Alto do Corgo Escuro, Lombo Gordo, Felgueiras e Corga dos Pauzinhos.
Continuamos a nossa caminhada até Pensalvos que foi, no passado, reitoria e comenda da Ordem de Cristo.
Na altura das lutas liberais, Pensalvos, teve um papel de relevo, por ter acolhido na noite anterior à sua morte, o oficial escocês Mac Donell, que se encontrava ao serviço da causa miguelista. Este oficial foi o responsável pela guerrilha desencadeada depois dos liberais se encontrarem no poder.
Os Montalvões e a Família da Casa do Cabo eram afectos à causa absolutista.
Teremos ainda a possibilidade, entre outras, de visitar a Igreja Matriz e o Museu dos Coches.
Prosseguiremos por trilhos ancestrais que nos levarão de regresso ao início da actividade: Cabanes.
Ainda faremos uma breve incursão ao Parque de lazer da Barragem da Falperra.
Situada em plena serra do Alvão, a 915m de altitude, o parque de lazer está integrado num extenso arvoredo, ladeado por uma belíssima mata mista de resinosas e folhosas, salpicadas aqui e ali de imponentes fragas que circundam todo o lago.
Zona de lazer e de repouso, propícia ao convívio e ao contacto com a natureza. Durante o inverno, a barragem torna-se num local apetecível, para observar e usufruir do espectáculo da neve e das águas geladas.
A barragem da Falperra inclui-se no sítio de interesse comunitário Alvão/Marão e que foi criado no âmbito da Rede Natura 2000, para protecção dos habitats naturais da fauna e da flora ameaçados.

Aproveitamos tanto o Sol - sim, porque de chuva, já basta - como da beleza incomensurável das paisagens, do património edificado, das tradições e sobretudo da inigualável hospitalidade do povo transmontano!




































Promoção de Comportamentos de Vida Saudável e Feliz.
Adefacec 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário