sexta-feira, 17 de maio de 2013

Lendas e Encantos do Alvão - 25 de Maio de 2013 Inscrições





Data: 25.05.2013
Extensão: 15 Km
Dificuldade: Moderada
Declives: ligeiramente acentuados
Hora e local da partida:
07:30 Efacec - Parque C da Efacec.

Organização:
- Adefacec

Inscrição:
5 caminhadas sócios
15 caminhadas n/sócios.


Inscrição Inclui: 
- Transporte.
- Lembrança.
- Enquadramento logístico.


***** Inscrições limitadas *****


 



Inscrições:
secretariaAdefacec@efacec.com ou www.loja.adefacec.pt

Data limite para se inscrever : 23.05.2013

NIB da Adefacec: 0033 0000 4528 3564 197 05







Com gestão do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) criado em 1983, o Parque Natural do Alvão é uma área protegida que fica situada entre os concelhos de Mondim de Bastos e Vila Real.

Como património natural destacamos as cascatas naturais de Agarez, de Galegos da Serra, as fisgas de Ermelo e o vale da Campeã.


Nas zonas mais elevadas do Alvão era possível avistar com frequência a emblemática águia-real, hoje praticamente extinta. No entanto, ainda subsistem no interior do parque diversas espécies faunísticas, típicas da montanha. É o caso do lobo, gato-bravo, toupeira de água e do falcão-peregrino.

Destaque ainda para o tipicísmo de aldeias como Lamas de Ôlo, Ermelo, Agarez, Galegos da Serra e Barreiro onde ainda se vêm casas tradicionais construídas em xisto, granito e cobertas a colmo.

O recolher, ao fim do dia, do gado maronês ainda constitui uma de algumas tarefas rurais, como as malhas do centeio, do milho e do feijão, as desfolhadas e as vessadas (preparação da terra para a próxima sementeira). A matança do porco, o fabrico do pão e a confeção do fumeiro, completam o dia a dia dos seus habitantes. 






















Promoção de comportamentos de vida saudável e feliz!
Adefacec2013

Sem comentários:

Enviar um comentário