domingo, 3 de novembro de 2013

Marcha/Festa de encerramento - 2013 - SJM - 23 de Novembro

Vista aérea de S. João da Madeira

Como habitualmente, iremos fazer a nossa marcha de encerramento das Actividades de Montanha da Adefacec de 2013 num local que foi criteriosamente escolhido. 



Localizada  no extremo norte do distrito de Aveiro e região da Beira Litoral, ocupando posição central na sub-região de Entre Douro e Vouga. Faz fronteira a Norte com a freguesia de Romariz e a Oeste com a freguesia Arrifana, ambas do concelho de Santa Maria da Feira, a Sul com a freguesia de Vila de Cucujães e Vila Chã de São Roque, e a Este com Nogueira do Cravo e Macieira de Sarnes, do concelho de Oliveira de Azeméis.23 Está a 18 km da Costa Marítima, a 32 km do Porto, 40 km de Aveiro e 275 km da capital Lisboa. Assenta sobre o dorso maciço de uma airosa colina, entre os 50 e os 300 metros de altitude. A cidade é atravessada no seu maior eixo, norte-sul, pelo rio Ul.

Goza de um clima marítimo. De Inverno os índices de pluviosidade são altos e os Verões curtos e secos. Referimo-nos a São João da Madeira!



O Percurso, desenvolver-se-á, quase todo, pelas margens bens cuidadas do rio Ul. Também será uma oportunidade para conhecermos, mais ao pormenor, alguns recantos e encantos da cidade.




Como se trata da última actividade de montanha de 2013 da Adefacec, queremos reunir todos os montanheiros/pedestrianistas que ao longo de todo o ano nos deram o enorme prazer da sua presença. Obviamente, gostaríamos também de contar com todos aqueles que ainda não tiveram oportunidade de passarem connosco momentos únicos de satisfação, conhecimento, partilha e sobretudo de plena comunhão com a mãe natureza! Pensamos que desta forma, conseguimos perceber um pouco melhor as nossa raízes como povo, pois nas nossas actividades tentamos sempre passar uma componente cultural. Os nossos usos e costumes, a riqueza e variedade da nossa gastronomia, a nossa música, os nossos dialetos, as nossas assimetrias e também as nossas semelhanças.
A diversidade e a beleza da nossa paisagem! Sim, porque o nosso país é infinitamente belo! E será caminhando e cuidando do corpo, a maneira que julgamos, ser a mais adequada para admirarmos, assimilarmos e interiorizarmos, toda a beleza da paisagem. Em troca, recebemos uma panóplia de valiosa informação, energia e sobretudo muita paz de espírito. E nunca será demais relembrar que será, igualmente caminhando que estamos simultaneamente a cuidar do corpo e da mente!



Pensamos que S. João da Madeira reúne todas as condições, para uma vez mais, encerrarmos com “Chave d’Oiro” mais um ano de actividade de montanha da Adefacec.

Para que tal seja possível contamos especialmente consigo e com o apoio e sobretudo com o carinho das dezenas de montanheiros e montanheiras de S. João da Madeira que dos deram, há cerca de uma dezena de anos, o prazer de usufruir, por essas montanhas fora, da alegria,  única, da sua companhia! 
 





Também e porque nunca é demais referi-lo, contamos, desde a primeira hora, com o apoio da secção de montanha do Clube de Campismo de S. João da Madeira.
O nosso agradecimento, amigo Toni! 



Parque urbano do rio UL

 

  


O Parque Urbano do Rio Ul é um moderno parque público localizado em São João da Madeira, Portugal. Este, projecta-se ao longo de quase todo o percurso do rio Ul que percorre a cidade no seu maior eixo norte-sul (cerca de 4km). Inaugurado em 2007, é da autoria do arquitecto sanjoanense Sidónio Pardal, que também concebeu o Parque da Cidade do Porto. Com dimensão de cerca de 300 mil metros quadrados (cerca de 30 campos de futebol) é um dos maiores parques urbanos do país.
A construção do parque envolveu o reajustamento e alargamento do caudal do rio, construção de açudes, bem como a sua despoluição, para que reúna condições para a inclusão de uma praia fluvial. Foi também restaurado um moinho de água, descoberto aquando da sua construção. O parque contém diversos percursos alcatroados propícios a actividades desportivas a pé ou de bicicleta. Os milhares de árvores que este apresenta, a maioria autóctones, é uma das suas imagens de marca e constitui um orgulho de todos os sanjoanenses.
Conta ainda com um edifício de apoio, a "Casa da Natureza", com balneários, bar de apoio e um centro de interpretação ambiental. Está ainda por concluir o terço sul do parque, quase até à fronteira com o concelho de Oliveira de Azeméis





 
Adefacec 2013
Promoção de comportamentos de vida saudável e Feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário