segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Redescobrindo S. João de Jerusalém - 18.01.2014 - 1ª Marcha de Montanha de 2014 - Incrição/Fotos




Nada melhor que começar o Novo Ano caminhando!
 
As inscrições, no limite, são até ao dia 16 de Janeiro. Não se deixe ficar para os derradeiros dias pois correrá o risco de já não ser possível aceitarmos a inscrição.
 
Dia 18 de Janeiro, acreditamos que o bom tempo vai aparecer!!!

Assim, iniciaremos o ano com uma caminhada que alia o património arquitectónico e arqueológico à beleza paisagística da região de Lafões!
 
Especialmente, por si, Caminhe!
Acredite que será um privilégio usufruirmos da sua presença!

 
   

REDESCOBRINDO S. JOÃO DE JERUSALÉM
18.01.2014
 
  
S. Pedro do Sul é uma cidade beirã situada em pleno vale de Lafões e emoldurada pelos maciços das serras da Arada, Gralheira e de S. Macário. Estas serranias, com as suas paisagens verdejantes, os seus riachos de água fria e cristalina, as suas aldeias escondidas nos vales e montanhas, aliadas ao magnífico pôr e nascer do sol, constituem, por si só, um pedaço deste mundo que serve de refúgio aos Deuses da inspiração…

Do alto da serra do S. Macário o raiar do Sol é mais bonito, pois os tons fortes que se deslumbram na paisagem são um encanto para a vista. No alto dos seus 1054 m. podem observar-se as serras do Montemuro, da Estrela e a do Caramulo. Avistamos todo o verdejante vale de Lafões e em dias de maior nitidez visualizamos, no Porto, a Torre dos Clérigos!

Esta Rota, liga a desaparecida e saudosa Linha do Vale do Vouga (Vouguinha) às terras do antigo Couto de Arcozelo que desde o séc. II pertenceu à jurisdição dos Cavaleiros do Hospital de S. João de Jerusalém. A paisagem e as margens dos rios Vouga, Trouce e Sul, com as suas leiras e bosques de ribeira constituem também eles, grandes motivos para fazer esta caminhada!

Quanto ao património arquitectónico e arqueológico, os pedestrianistas têm a possibilidade de conhecer o bem cuidado centro histórico de S. Pedro do Sul, caminhar pela antiga linha de Caminho de Ferro do Vale do Vouga, Fonte de Arcozelo, Ponte da Comenda, Quinta da Comenda e ainda passar pelas pontes de S. Pedro do Sul. Uma referência para a maior estância termal da Península Ibérica (com programas inovadores de saúde, beleza e bem-estar) também para a excelência dos seus bons restaurantes que apresentam a magnifica gastronomia local, para o seu artesanato, assim como para a qualidade os seus doces regionais e conventuais.
 
Pensamos, pela sua beleza paisagística aliada ao património histórico e arquitectónico que este primeiro evento de montanha da Adefacec em 2014, constituirá o tónico impulsionador que motivará e justificará, no seio de todas/os montanheiras/os, um ano pleno, de surpreendentes, magníficas e profícuas caminhadas!  
     
 
Local: Câmara Municipal de S. Pedro do Sul.
Hora: 09:30
Data: 18.01.2014
Tipo de Percurso: Calçadas, caminhos tradicionais e florestais.
Motivos de interesse: Património arqueológico, arquitectónico, histórico e paisagístico.
Extensão: 15 Km
Dificuldade: Média/baixa.
Declives: Medianamente acentuados
Hora e local da partida: 07:15 - Efacec - Parque C.

Inscrição:
5 caminhadas Sócios
15 caminhadas N/ Sócios.

*** Data limite para inscrição: 16.01.2014 ***

Inclui:
Transporte
Lembrança
Enquadramento Técnico e logístico.

 
*** Inscrições limitadas a 50 pessoas ***

Telf.:  229 562 433; 917 159 208; 917 159 204
NIB da Adefacec: 0033 0000 4528 3564 1970 5

 
 
Fotos do reconhecimento do percurso.
 











































 
Adefacec2014
Promovemos comportamentos dignos de vida saudável e feliz!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário