domingo, 2 de fevereiro de 2014

O Verde, O Castro e o Monte - Reportagem e fotos

Foi num dia com muito pouco Sol, mais salpicado em tons cinza e onde de quando em vez, uma nuvem carregada com água, descarregava graciosamente, nos impermeáveis e ponchos dos montanheiros, as suas frias gotas de água, que realizamos mais esta actividade de montanha da Adefacec.
Foram cerca de 14 km onde a ruralidade do urbanismo mais recente contrastou com a singularidade bucólica da  montanha, e um pouco menos com a quantidade admirável de imponentes solares e quintas que fomos encontrando ao longo de todo o percurso.
No alto da montanha e debruçados sobre um miradoiro natural,  relembramos a lenda de São Silvestre. Vimos a pedra onde a tradição diz que existe a sua pegada. Contemplamos todo o vale do Lima e o seu leito. Falamos de Quintas e Solares e da sua importância, noutras épocas, para o desenvolvimento da região.
No monte dos Roques ou do Santinho atravessamos um Castro com uma área de cerca de 5 hectares. Ganhou o estatuto de ser um dos maiores do norte! Lamentavelmente, dificilmente conseguiríamos descobrir aquele que foi o seu balneário, ou a fonte de mergulho, assim como visualizar os vestígios das suas casas. Tal, só foi possível graças ao apoio do nosso companheiro e amigo Armando que tendo nascido numa freguesia adjacente ao local, conhece bem todos os cantos, recanto e encantos da região. Obrigado, Armando!
Um monumento desta grandeza que remonta à idade do ferro, merecia, no mínimo, que as autoridades competentes procedessem à limpeza de toda a vegetação que o envolve!
Quando terminou o evento de montanha, ainda nos foi proporcionada a possibilidade de fazermos uma visita a Viana do Castelo - Uma cidade histórica, onde se denota uma boa preservação do património edificado e que pessoalmente, considero umas das mais bonitas do pais!
Enquanto alguns optaram por degustar algumas iguarias regionais, outros preferiram fazer uma visita guiada, e bem, pela cidade, oferecida pelo nosso companheiro e amigo Jorge Ribeiro. Tivemos assim a oportunidade de, conhecendo um pouco melhor o seu bem arranjado centro histórico, ficar a  perceber, as suas origens e sobretudo, as suas vivências, desenvolvimento e importância ao longo dos séculos!
Agradeço, neste evento, a importância da sua presença!
Partilho, carinhosamente, as imagens possíveis.


































































Promoção de comportamentos, dignos, de vida saudável e feliz!
Adefacec2014.

1 comentário:

  1. Meu caro Beça
    Aqueles que desistiram com receio do mau tempo devem estar arrependidos...
    Foi um sábado excelente, embora com dois ou três aguaceiros.
    Mas, tirando a chuva (não muita), foi uma boa oportunidade para ver aquele Minho verdejante, as quintas bem muradas, as paisagens maravilhosas da zona de Viana do Castelo (com o Lima como tema de fundo), os vestígios do Castro (muito mal conservado, mas mostrando ter sido importante). Por tudo isso um muito obrigado pelo cuidado que o Amigo teve na elaboração desta actividade, sem esquecer o trabalho de pesquisa dos documentos que nos foram lidos e que muito nos ajudaram a compreender melhor tudo aquilo que vimos.
    Eu fui dos que foram degustar algumas iguarias regionais, mas conheço bem a zona histórica de Viana do Castelo.
    Muito obrigado e um grande abraço.

    ResponderEliminar