terça-feira, 9 de setembro de 2014

Na doçura de um olhar: Douro Vinhateiro - Património da Humanidade - Caminhada 13 de Setembro - Adefacec


Flyer do evento: Na doçura de um Olhar.


          Clique para ampliar                                                                                                                      Clique para ampliar

















 
Miguel, em homenagem a dois nomes notáveis da cultura ibérica: Miguel de CervantesMiguel de Unamuno. Já Torga é uma planta brava da montanha, que sobre a aridez da rocha brota fortes raízes. De flor branca, arroxeada ou cor de vinho e com um caule incrivelmente rectilíneo.

Miguel Torgapseudónio de Adolfo Correia da Rocha, será eternamente um dos grandes vultos da literatura portuguesa




O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso de natureza. Socalcos que são passados de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e modulações que nenhum escultor pintou ou músico podem traduzir, horizontes dilatados para além dos limiares plausíveis de visão. Um universo virginal, como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve a quebrar, ora a sumir-se furtivo por detrás dos montes, ora pasmado lá no fundo a reflectir o seu próprio assombro. Um poema geológico. A beleza absoluta».


                                                                                    Miguel Torga in "Diário XII"
 






 
 
Promoção de Comportamentos de Vida Digna e Feliz!
adefacec2014


Sem comentários:

Enviar um comentário