sábado, 13 de fevereiro de 2016

Carrilheiras da Serra D'Arga - Reconhecimento

 
Antecedido de uma semana de persistente chuva, hoje, 13 de Fevereiro, de 2016, foi um dia de,  rigoroso, verdadeiro e implacável Inverno. Tínhamos agendado o reconhecimento do trilho da marcha de aniversário da Adefacec. Assim o tentamos fazer, num dia de chuva intensa, vento e nevoeiro...
 
Iniciamos o reconhecimento pelas 10:00h em S. Lourenço da Montaria. Chovia copiosamente. Caminhando num trilho secular, logo nos primeiros 100 metros de subida, o nevoeiro fez a sua aparição! A água,  na sua vertiginosa e cadenciada descida pela montanha, escolhe o percurso no qual se sente mais confortável...e o caminho que durante séculos serviu populações, uniu aldeias, trocou sorrisos, escondeu choros e sofrimentos - hoje - já sem qualquer serventia, nem manutenção e entregue ao abandono, serviu confortavelmente os desígnios da Mãe Natureza: a água ocupou-o, transformando-o num autêntico ribeiro!!!
Sabíamos que com tanta água, nem o melhor equipamento de montanha nos consegue proteger. Já estávamos bem molhados. Com dificuldade em distinguir o trilho, parávamos constantemente para consultar o GPS. Sempre a subir e com o nevoeiro mais intenso, ainda vislumbramos uma manada de garranos que curiosamente olhavam para nós, como se interrogando: com tão mau tempo o que fazem estas duas almas por aqui?!?!
Prosseguimos a ascensão. A par da subida, as dificuldades - tanto físicas como anímicas - iam aumentando. Deparamos, bem á nossa frente, com uma linha de água. Consultamos novamente o GPS. Não restava dúvida: tínhamos que a transpor!!! Separamo-nos. Em sentido oposto e ladeando-a, tentávamos observar o local mais estreito que nos permitisse, em segurança, ultrapassá-la.
- Ei-lo, disse eu!!!
Afinal estava ao alcance de uma larga e bem calculada passada...!!! Formei o salto. A vegetação que se encontrava da outra margem e onde o meu pé deveria pousar, inesperadamente cedeu! A queda foi inevitável. Em breves segundos, senti o corpo a gelar! A corrente, com o vigor da sua força,  impetuosamente se mantinha na persistente teimosia de me arrastar com ela! Resisti. Consegui agarrar-me a uns arbustos e passar para a outra margem. Aliás, era esse afinal o grande objectivo!
Não foi este incidente que nos demoveu de continuar com o reconhecimento do trilho! Agora, completamente molhado, estaria bem mais à vontade para lidar com tanta água...!!!
Inesperadamente avistamos uma ave de rapina que bem pertinho de nós, bateu em voo! mais umas passadas na calçada repleta de água e outra escorregadela...nova queda, felizmente, sem consequência!
Estávamos praticamente na parte mais alta da montanha quando fomos alertados por um forte e ritmado barulho. Mais uns passos à frente e observamos um "mar" de água!!! Existiam zonas com mais de 20 metros de largura!!! A sua profundidade aliada à forte corrente, desencorajou-nos completamente. Agora o vento soprava com mais intensidade. O nevoeiro intensificou-se e a chuva, ao bater no rosto, magoava-nos.
Os avisos da montanha eram evidentes. A mensagem estava lá e prontamente foi descodificada.
- Não!
Eis chegado o momento de dizer: basta! de desistir!
 
O regresso foi religiosamente percorrido pelo mesmo trilho que assistiu à nossa ascensão.
Para nos animar um pouco, mais umas miseráveis quedas...que felizmente, nos fizeram rir!!!
Nesta tentativa gorada de reconhecimento, só paramos cerca de 2 minutosamos na antiga casa florestal para beber um pouco água... e no entanto foram necessárias 4 horas para percorrermos cerca de 7 Km!!!

...Na viagem de regresso, tivemos oportunidade de observar as bacias hidrográficas do Lima, Cávado e Ave galgando as suas margens.
 
...Porque hoje, 13 de Fevereiro, foi um dia de verdadeiro, rigoroso e implacável Inverno... 
 
Partilho, para memória futura, algumas fotos... com pouca qualidade. Foram as possíveis!
 
Dia 27, festejamos o nosso aniversário!!! 

Venha conhecer a incomensurável beleza da Serra d' Arga. Dê-nos o prazer da sua presença!

Clica p.f. para ampliar    














 Foto de: Vitor Pinto
  Foto de: Vitor Pinto
  Foto de: Vitor Pinto
 Foto de: Vitor Pinto

Promoção de comportamentos, dignos, para uma vida saudável e feliz.
Adefacec2016

Sem comentários:

Enviar um comentário