terça-feira, 6 de setembro de 2016

Por Terras de Felgueiras - Montemuro - 17.09.2016 - Adefacec

POR TERRAS DE FELGUEIRAS - SERRA DE MONTEMURO 





 

A nossa atividade inicia-se na aldeia de Campo Benfeito que pertence à freguesia de Gosende, em Castro Daire. Situada em plena serra de Montemuro, Campo Benfeito possui um enquadramento natural único que vale a pena apreciar! A natureza une-se à cultura, marcada pela ruralidade típica de uma aldeia sempre ligada à agricultura. Abraçada pela serra de Montemuro, a aldeia, ainda hoje vive das tradições que herdou do passado. Uma herança bem visível na tipicidade arquitetónica das suas habitações, construídas essencialmente em granito da região.
 

O local merece um passeio prolongado pela povoação - aproveite para desfrutar da simpatia das gentes de Campo Benfeito - passando pelo miradouro, onde pode apreciar o pelourinho. Junto aos pequenos ribeiros, onde as águas são límpidas e cristalinas e, nos dias de calor, usufruir da sombra refrescante dos carvalhos e dos amieiros. De referir que aí pertinho (em Rossão) nasce o rio Balsemão que passados 32 Km desagua no Rio Varosa (afluente do Douro) Os moinhos típicos de montanha, construídos em granito e cobertos de colmo, são um ex-líbris local que não pode perder. Também a nível cultural esta é uma aldeia rica: aqui decorrem periodicamente peças de teatro profissional e todos os anos acontece o Festival Altitudes que acolhe o Núcleo Teatro Regional da Serra do Montemuro da associação Cultural e Desportiva e Recreativa do Fôjo. As características da aldeia oferecem os ingredientes para o artesanato local que aqui se pode constatar: trabalhos em linho e burel, bordados e cestaria são os produtos mais típicos e que os pode adquirir no ateliê e loja Casa das Capuchinhas, à qual iremos fazer uma visita.
 
 
No decorrrer da nossa caminhada ainda passaremos por Santa Luzia de Feirão. Pequena aldeia, situada nas faldas da serra de  Montemuro, no extremo sudeste do Concelho de Resende e nos limites de Lamego e Castro Daire. Sendo a freguesia mais pequena do concelho, confere o estatuto de uma das mais altas do território nacional, situando-se acima dos mil metros de altitude.  De aspeto simples e humilde, ainda muito recentemente se poderiam encontrar casas de pedra e com telhado de colmo.
 

 A religião é também uma componente importante para as gentes da freguesia de Gosende:
aqui se celebram diversas festividades religiosas, com destaque para a Senhora de Fátima do Rossão, no domingo mais próximo de 15 de agosto; São Domingos e Santa Bárbara, no terceiro domingo de julho e São Pedro em Gosende, a 29 de junho. Depois de um extenso passeio e com o apetite bem aberto pelos saudáveis ares da serra, aposte na gastronomia local que oferece iguarias como broa de milho, enchidos, cabrito assado com arroz de forno e presunto...!!!
 
 
Hora e Local: 10:00 - Campo Benfeito 
Data da atividade: 17-09-2016
Tipo de Percurso: Calçadas, caminhos tradicionais e florestais.
Motivos de interesse: Património rural, histórico e paisagístico.
Distância a percorrer: 10Km
Nível de dificuldade: Médio/Baixo
Desníveis: Pouco acentuados.
Acumulado: 400m
Hora e local da Partida: 7h30 – Parque C 

Inscrição:
05,00  Euros Sócios
15,00  N/ Sócios.

03,00 Euros Sem transporte

Data limite de inscrição: 15-09-2016

Inclui:

Transporte
lembrança
Enquadramento técnico e logístico.
 
Inscrições limitadas.

Pagamento
Caso o pagamento seja efetuado por transferência bancária (Nib: 0033 0000 45283564197 05),
Envie p.f. o comprovativo de pagamento para: secretariaadefacec@efacec.com






Adefacec2016
Promoção de Comportamentos de vida Saudável e Feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário