quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

Decorreu mais um ano de intensa actividade de montanha da Associação Desportiva da Efacec – Adefacec

Durante este ano movimentamos mais de 1.500 montanheiros/pedestrianistas em cerca de 15 actividades, 9 das quais organizadas únicamente pela Adefacec.

Iniciamos as nossas actividades, numa das maiores serras de Portugal – o Marão. Foi a primeira grande prova de fogo. Com fortes e acentuados declives, com muito frio e um piso bastante escorregadio, não foram impeditivos de termos saboreado ao máximo, toda a magnificência da sua beleza e esplendor, conseguindo ultrapassar com distinção Até ao Cume da Serra!

Em Fevereiro, Podence brindou-nos com o seu entrudo tradicional: as máscaras, os produtos regionais, os chocalhos, as cores dos fatos e as gaitas de foles. Foram estes os balsamos providenciais que nos aqueceram e descontraíram, depois do frio gélido que nos acompanhou, durante toda a caminhada, em torno das águas cristalinas da Barragem do Azibo! Cumprimos e saboreamos o nosso Entrudo Transmontano

Que dizer em Março da beleza encontrada nas serranias de Arouca No Florir da Primavera?
Os aromas, as cores, os sons e a paisagem constituíram os principais tónicos para, entre dois pés de conversa, e um clique fotográfico, saborearmos, no Retiro da Freita, algumas deliciosas iguarias regionais. Desta forma, simples, demos as boas-vindas à entrada da Primavera.

Foi no primeiro dia de Maio que Justes nos acolheu e acarinhou em Flores, Fragas, Aromas e Sorrisos. E foi, num verdadeiro cenário de sonho, onde a variedade da vegetação que integralmente complementa a paisagem, se uniu definitivamente à multiplicidade dos sons, silêncios, brisas, reflexos e aromas... sempre puros, simples e radiosos que, caminhámos, convivemos... e sorrimos! E foi também, numa marcha, magistralmente guiada que conseguimos assimilar todo o carinho, hospitalidade e encanto do transmontano, reflectido na imponência e magia das suas paisagens.

Em Junho, revemos e abraçamos amigos naquela que teimosamente continua a ser uma das mais emblemáticas actividades de montanha de Portugal e que já se estende para Espanha – As Carrilheiras do Barroso. Montalegre, é sempre uma surpresa, pois consegue, mantendo o profissionalismo, inovar e motivar, ano após ano. Prima por ser uma actividade única e de qualidade inquestionável. O calor afectivo das suas gentes está constantemente presente nas suas palavras, gestos ou sorrisos!

Ainda em Junho, continuamos em Trás-os-Montes.
Vila Pouca de Aguiar abraçou-nos em Doces Colinas, Mágicos Encantos.
Contemplamos paisagens, revivemos alguns usos e costumes, provamos da sua gastronomia, ouvimos boa música tradicional, sentimos os seus aromas e o afecto transmitido nos calorosos abraços das suas gentes. Foram cerca de duzentos os montanheiros que, por apenas um dia, emprestaram à paisagem, um colorido e um brilho adicional! Foram esses que tiveram o privilegio de usufruir de um dia verdadeiramente maravilhoso. Obrigado gente boa!

Uma actividade que perseguíamos a alguns anos, foi talvez aquela que despertou mais interesse e curiosidade por parte dos pedestrianistas – O Douro vestiu o seu melhor fato, e também ao seu melhor nível, soube ser um verdadeiro anfitrião. Na Senda das Vindimas, ficou na memória de todos aqueles que, na Quinta da Portela, participaram na colheita das uvas, assistiram ao seu transporte, visitaram as adegas e provaram dos seus vinhos. Ainda percorremos e contemplamos simétricas paisagens rasgadas por jardins plantados de vinhas, donde suaves ondas de cores emanavam harmoniosas fragrâncias, com odores a uva, a terra e a suor!

Típicas aldeias salpicadas de gente sã e pequenos rios que se tornaram grandes lagos. Hortas, oliveiras, castanheiros, avelaneiras, líquenes abraçando pinheiros, eucaliptos rasgando nuvens, e pomares...perfumados pomares. Moimenta da Beirã observou-nos. A Beleza do Távora deliciou-nos.
.
A coroação final, aconteceu em Dezembro. Cepães - Fafe ofereceu-nos, na Marcha/festa de Encerramento de 2010, um pequeno mas belo trilho - A Rotinha do Milénio. Os amigos locais acolheram-nos calorosamente. No final do percurso, e num restaurante local, fomos presenteados com os sabores da boa cozinha regional. Foi um convívio exemplar. Foram partilhadas palavras, carinhos e doces sorrisos. A animação contagiou de alegria tudo e todos. Foi sem dúvida a cereja no topo do bolo.

Gostaria de agradecer, de uma forma muita fraterna a TODOS os montanheiros que nos acompanharam ao longo deste ano.
Também um forte e sentido agradecimento para a equipa que me tem apoiado, onde, sem qualquer dúvida, destaco aquele que ao longo do tempo, tem permanecido como o maior pilar para levar a efeito este projecto – O companheiro e amigo Manuel Maia.
Também gostaria de deixar expresso o meu reconhecido agradecimento a todas as pessoas e/ou instituições que contribuíram directa ou indirectamente, para a realização de cada evento.
Gostaria igualmente de referir que este projecto que idealizamos, em torno daquilo que gostamos – A MONTANHA – nunca terminará, porque os laços de amizade que unem toda a família montanheira continuarão muito para lá da distância, do espaço ou do tempo.
.
Finalmente, quero desejar em meu nome e da Adefacec, SAÚDE para um Ano Novo em harmonia, paz e pleno de bons sonhos. Que esses sonhos contemplem belas e mágicas caminhadas, sempre acompanhadas e protegidas, pela reconfortante, suave e mágica Brisa da Montanha.

Obrigado e façam tudo para serem felizes.

Fernando Beça2010

2 comentários:

  1. Olá Beça

    Obrigado pelos muitos momentos felizes que nos proporcionou durante as caminhadas de 2010. Foram realizações que merecem parabéns.
    Um 2011 o melhor possível, com muitas e boas caminhadas e sempre com espírito de abertura de grande solidariedade para aqueles que mais necessitam.
    Um grande abraço
    José Sousa

    ResponderEliminar
  2. Olá José Sousa,
    Obrigado pelas bonitas palavras.
    Tento, para além da actividade de montanha, que seja também proporcionado a todos, momentos de fraterno convivio com práticas comportamentais de vida saudável.Penso que é importante conseguir promover os bons valores que a vida tem.Obviamente que todos ficamos a ganhar com esta partilha. O "feedback" recebido tem sido altamente enriquecedor. Desejo que 2011 seja mais um ano que nos possibilite continuarmos com esta boa prática.
    Sáude para um óptimo Ano.
    Com a brisa da montanha,
    1 Abraço sempre Amigo,
    F. Beça

    ResponderEliminar