domingo, 3 de junho de 2012

A Princesa da Serra

Num dia de intenso nevoeiro, acompanhado de chuva, fizemos o reconhecimento definitivo, daquele que será o trilho que iremos percorrer no dia 16 de Junho. Se alguma dúvida subsistisse, elas ficaram dissipadas, pois ficou demonstrado que a montanha constantemente nos surpreende, quer pela sua beleza, como pelas mudanças bruscas de meteorologia.

Atravemo-nos a transcrever aqui o que os habitantes da Gralheira nos confidenciaram:
A montanha está linda!

No dia 16, faremos um trilho linear, não marcado e em muitas zonas de pé posto. Será conduzido por alguns naturais da Gralheira que amavelmente fazem questão de nos acompanhar!
.
Começaremos a caminhar nas Portas de Montemuro a cerca de 1300 metros de altitude. Daí, romaremos ao Talegre a 1.382 metros. Quando chegarmos a Lage Gorda faremos uma pausa para contemplar a paisagem (em dias limpos avista-se a Serra da Estrela!), e saciar o estômago.
Depois, visitaremos a Casa do Homem. Continuamos caminho até Chapeleta,  Maceirão e por fim  Fraga da Pena donde teremos uma vista previligiada sobre a Gralheira!

Outra curiosidade: Vemos onde o rio Cabrum nasce e timidamente se forma, tornando-se num dos rios de montanha, menos poluidos do mundo!  
.
Chegadoa à Gralheira, ainda teremos a possibilidade de ver nas margens do Cabrum, um conjunto de quatro moinhos que ainda se encontram em atividade. Também faremos questão de mostrar, pelo menos um dos moinhos, em plena atividade!
Todo este percurso não está marcado. Os montanheiros terão a possibilidade de escolher o seu próprio trilho. Durante o percurso e ouvindo a explicação dos habitantes locais, saberão um pouco mais de lendas, estórias e mitos de uma região verdadeiramente maravilhosa!

...E no final perceberão porque a Gralheira está apelidada de "PRINCESA DA SERRA!
.
Um especial e sentido agradecimento ao ZÉ (Jardel) e ao nosso companheiro e grande amigo também Zé mas este é o caçador.
Foi ele o grande mentor e responsável pela realização deste trilho. OBRIGADO, amigo Zé!  
























Promoção de comportamentos de vida saudável e feliz.
Adefacec2012definitivo

Sem comentários:

Enviar um comentário