CALENDÁRIO ACTIVIDADES 2014

4 de Janeiro
Redescobrindo S. João de Jerusalém
Local: S. Pedro do Sul
Organização: Adefacec.

1.Caminhando pelas margens dos rios Vouga e Trouce apreciaremos o pulsar do rio e contemplaremos bosques, leiras e socalcos!
2.Em pleno Vale do Vouga, pisaremos solo, onde, outrora e durante muitas décadas, o comboio circulou.
3.Conheceremos terras do antigo Couto de Arcozelo que desde o sec. II pertenceu, por jurisdição, aos Cavaleiros do Hospital de São João de Jerusalém.
 
 
1 de Fevereiro
O Verde, o Castro e o Monte.
Local: Viana do Castelo
Organização: Adefacec
 
1.Minho é verde. Verde é milho. São espigas de suor que se transformam em pão. Minho é vida, é cor, é alegria. Porque Minho é Amor!
2.Este trilho, para além do seu encanto, dar-nos-á a possibilidade de conhecer um dos maiores castros Portugueses.
3.Passaremos por solares e quintas, conheceremos um aqueduto, visitaremos Igrejas e debruçados num miradoiro, apreciaremos a beleza bucólica que os olhos sentem e a mente vê!
 
 
1 de Março
Marcha do aniversário (XVII aniversário do Montanhismo da Adefacec).
Local: Mire de Tibães - Braga
Organização: Adefacec
Colaboração: J. Ribeiro
 
1.Fundada em finais do sec. XI, quando o Condado Portucalense se começa a afirmar, o Mosteiro de S. Martinho de Tibães, constitui pela sua importância, um dos mais ricos e poderosos mosteiros de Portugal.
2.Casa mãe da Congregação Beneditina Portuguesa, passou, ao longo dos séculos, por algumas fases mais negras que o levariam, praticamente, à sua total lapidação. Hoje, graças a uma recuperação que teve honras de medalha de Ouro na Bienal "Miami Beach 2009" na categoria de restauro arquitectónico, ocupa novamente um lugar de destaque no património edificado e histórico nacional. 3.Para além da visita guiada ao Mosteiro de Tibães ainda desenvolveremos um percurso pedestre na cerca Conventual assim como outro que nos conduzirá ao encontro dos encantos do rio Cávado.
 
Foi na Serra do Geres que a 01 de Março de 1997, os pioneiros do montanhismo da Adefacec, fizeram a sua primeira marcha de montanha. Pretendemos, sempre que possível, assinalar anualmente esse dia memorável que indiscutivelmente catapultou e dinamizou, até aos dias de hoje, o montanhismo/pedestrianismo no seio da Associação Desportiva e Cultural da Adefacec.
 
 
12 de Abril
IV Grande Encontro de Montanha (Doces Colinas, Mágicos Encantos)
Local: Vila Pouca de Aguiar
Organização: Adefacec / Caminheiro de Vila Pouca de Aguiar
Apoio: Câmara Municipal de V.P. de Aguiar.
 
1.No seguimento dos eventos de qualidade que temos realizado na região, fruto da parceria que estabelecemos com o grupo de Caminheiros da Casa do F.C.P. de Vila Pouca de Aguiar, iremos realizar este ano e uma vez mais, um evento de referência.
2.O local é maravilhoso! O apoio, a simpatia, o empenho e a hospitalidade das entidades locais continua, ano após ano, a superar as nossas melhores expectativas
3...o resto, bem o resto… a montanha transmontana encarregar-se-á de nos oferecer!
 
10 de Maio
Na Senda da Guerra Peninsular
(Caminhos Históricos do Minho e Trás-os-Montes)
Local: Salamonde – Vieira do Minho
Organização: Adefacec
Colaboração: J. Ribeiro
 
1.A Guerra Peninsular ou Napoleónica decorreu na Península Ibérica entre 1807 a 1814. 2. Portugal foi invadido pelo exercito napoleónico por três vezes. No entanto, resistindo como podia ao longo de sete longos anos, continuou sempre fiel à aliança que mantinha com o Reino Unido. Após muitas e longas batalhas, o exercito Luso-Británico consegue, derrotar o exercito de Napolenico. 3. Fruto de um profundo e minucioso estudo sobre o percurso utilizado pelo exercito Francês numa das retiradas, pretendemos, neste evento, reviver parte da história, percorrendo consigo e enquadrando-o historicamente, ao longo de todo este percurso!
 
7 de Junho
Nas encostas do Tâmega e Ovelha
Local: S. Martinho da Aliviada – Marco de Canavezes
Organização Adefacec
Colaboração: Albano Monteiro.
 
1. Com um assinalável património etnográfico e histórico, S. Martinho da Aliviada, integra desde 1834 a freguesia de Várzea de Ovelha e Aliviada, do concelho de Marco de Canavezes. 2.Destacamos o Castro de Pinheiro, a Igreja Matriz de Várzea de Ovelha de arquitectura românica e datada do sec. XV, o Solar do Cabo dos Condes de Leiria do sec. XVII com a capela dedicada a S. João Baptista, a casa do Pinheiro, o Solar dos Nogueiras e a casa da Botica.
3.O topónimo “S. Martinho de Aliviada” deriva de São Martinho ser o seu arago e “Aliviada” por sua vez tem origem no adjectivo “aliviada” referente a uma terra de cultura.
4. Geograficamente situada entre os rios Ovelha e Tâmega, goza, só por isso, de especiais condições paisagísticas que lhe conferem uma bucólica e vincada ruralidade.
5. Terra onde nasceu a 09/02/1909 “A pequena notável” Carmen Miranda (ainda existe a casa onde nasceu e viveu antes de partir para o Brasil). Terra que também viu nascer o nosso “grande e notável ” querido amigo e companheiro de longa data, Albano Monteiro! 
 
13 de Setembro
Na doçura de um olhar: Douro-Património da Humanidade.
Local: 
Organização: Adefacec.
 
1.Por entre as casas no início e, por entre a natureza depois, o gracioso amontoado de habitações fica para trás, assinalando na alvura das fachadas e no pescoço pontiagudo da torre da igreja, o céu!
2. Mesmo muito antes de chegarmos ao cume, a paisagem revela-se magnífica. São povoados que se erguem na colina, acenando, bem lá para o alto da imponência granítica da grandiosidade da sua postura: o Marão.
3. As avelaneiras, os castanheiros, os pinheiros, os carvalhos e os sabugueiros de doces bagas e aromático ramalhete fazem questão de, na descida, nos acompanhar. O sentimento profundo que nos acompanha ao finalizarmos este percurso é de enorme gratidão por existir um lugar como este!
 
27 de Setembro
XIX Marcha Nacional de Veteranos
Local: A definir
Organização: A definir
 
1 A Adefacec estará, uma vez mais, presente naquela que consideramos a mais emblemática actividade de montanha do calendário nacional: A Marcha Nacional de Veteranos.
2.Neste momento ainda não nos chegou qualquer informação sobre a entidade organizadora e a calendarização deste evento para 2014.
3.Sabemos que será no último fim de semana de Setembro. Também sabemos que daremos todo o nosso apoio e enorme carinho. O restante, a seu tempo o saberemos! 
 
25 de Outubro
XX Festa do Cogumelo e das Castanhas.
Local: Mire de de Tibães
Organização: Associação Juvenil Aventura da Saude
Parceria: Adefacec.
 
1. Conhecer mais de perto o cogumelo e a disciplina que o estuda - A micologia. 1. Caminhando, apanharemos cogumelos que depois de limpos serão catalogados e expostos. Posteriormente, será explicada, detalhadamente, por técnicos credenciados, as suas qualidades, aplicações, variedades, diferenças e semelhanças.
2.Nesta actividade temática, ainda teremos a oportunidade de desfrutar do prazer de novos aromas e sabores trazidos para a mesa por grandes mestres da boa cozinha tradicional portuguesa e também comparar, degustando, uma variedade de saborosos pratos de cogumelos.
3.devemos tentar mudar o que não nos parece correcto e tentar manter, aperfeiçoando, aquilo que achamos que está bem. Consideramos esta actividade excelente. Pela organização, pelos conhecimentos e pela escolha criteriosa dos locais. Mas também e sobretudo, pela entrega, paixão e enorme carinho que é partilhado neste evento. 
 
06 Dezembro
Marcha/Festa Encerramento 2014
Local: Vila Pouca de Aguiar
Organização:Caminheiros de Vila Pouca de Aguiar/Adefacec.
 
1.A montanha espreita, esconde-se, murmura, enfeita-se, pinta-se, veste-se, desnuda-se.
2.Estar em Vila Pouca é tocá-la, possui-la. É um constante pulsar, uma poesia. Enaltecemos os deuses. Louvamos a dádiva. Ir a Vila Pouca é, sentir intimamente, na frieza de cada penedo a doce hospitalidade da sua gente!
3. Porque a montanha, és tu. Porque a montanha, sou eu! 
 
 
A Natureza é o conjunto de tudo o que conhecemos, é a fonte da qual tudo brota, é o princípio essencial de todos os seres!
 
Caminhando pela montanha estabelecemos a mais sublime e perfeita ligação entre o Homem e a Natureza! Porque a montanha constitui o nosso denominador comum. Ela tem o dom de nos unir!
 
Ao longo do ano tentamos partilhar com toda a “ família montanheira” um pouco dessas emoções: o ver, o sentir, o dar, o receber. ...
 
Até sempre...eternamente acompanhados pela suave e reconfortante brisa da montanha!
 
Um abraço sempre, sempre amigo
Fernando Beça.
 
Promovemos comportamentos dignos, de vida saudável e feliz!
Adefacec2014

1 comentário: