domingo, 26 de setembro de 2010

Na Senda das Vindimas - O êxito

Sempre preconizei, relativamente a esta actividade temática, uma expectativa elevada. Além de se tratar de um evento que perseguia a alguns anos, devido à sua calendarização e especificidade, não se afigurava uma tarefa nada fácil. Mas, como sempre gostei de desafios, encarei este como mais um a tentar superar...
...No próprio dia da actividade, existiam ainda alguns detalhes que não tinham sido possível contorná-los e esclarece-los. A expectativa criada era muita, o receio era algum, mas a esperança em que tudo corresse bem, era enorme. Mas como o bom senso, a postura e a lisura com que tratamos e encaramos cada desafio, tem prevalecido, temos conseguido e transpondo, desta forma, algumas barreiras e por vezes altas montanhas.
Esta actividade, foi de facto e a todos os níveis, verdadeiramente surpreendente.
Timidamente, entramos na quinta e aí, deparámo-nos com a primeira grande surpresa do dia. Tínhamos, no parque e à espera que chegássemos, a senhora Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião. Nas apresentações, ficamos de imediato a conhecer, o proprietário da quinta. A forma simples, simpática e emotiva como fomos recebidos, tanto pelo dono da Quinta da Portela http://solarportela.com/, o senhor João Barbosa, como pela sua família, tocou-nos e emocionou-nos a todos. Um grande Homem vê-se na simplicidade e nobreza dos seus actos. Tivemos o privilegio de conhecer mais um!
Na Quinta - que mais se assemelha a um jardim - onde as vinhas são as rainhas, já que tudo gira harmoniosamente à sua volta, tivemos a possibilidade de passear ao seu redor, conhecer os seus recantos e encantos e apreciar a labuta árdua de homens e mulheres que insistem, ano após ano, em transformar encantadores cachos de uvas, em deliciosos nectares. Tivemos também o privilégio de participar no corte, recolha e transporte das uvas. As honras da casa, exemplarmente dirigidos pelo seu proprietário, ainda contemplaram uma visita à enorme e moderna adega da quinta, onde tudo foi detalhadamente explicado.
Para partilharmos o farnel transportado nas mochilas, o anfitrião, fez ainda questão de nos ceder um enorme e bonito salão e presentear-nos com vinho, degetivos da quinta e ainda café. Tudo sempre dentro de um forte espírito de ímpar cordialidade e simpatia.
Não com um adeus, mas com um emocionado, até sempre , despedimo-nos.
Continuamos a nossa actividade. Passamos Veiga e apreciamos toda a beleza do seu vale. Contemplamos casarios e quintas senhoriais. Espreitamos uma em particular. Amarela, airosa e bem cuidada. Acolhe, aquele que é o mais velho e também o mais famoso realizador de cinema nacional. O grande vulto cinematográfico Sr. Manoel de Oliveira! Daí até à Cumieira, foram três quilómetros de incomensurável beleza. Devido ao enorme declive, também o foram de dureza! Mas valeu a pena, pois debruçados sobre o esplendor da vila, podemos contemplar a beleza arrepiante e enternecedora da paisagem.
Mas as surpresas ainda não tinham terminado.
Rumamos a Santa Marta de Penaguião para fazermos o convívio final. Também sem o sabermos, estava à nossa espera o Senhor Presidente da Câmara - Dr. Francisco Ribeiro. Foi efectivamente mais um momento emotivo e que nos tocou a todos. A simpatia com que fomos acolhidos foi de facto indescritível.
Resta-me agradecer a forma, simples, acolhedora e carinhosa como nos receberam. Souberam, nesses pequenos (grandes) gestos, fazer jus a uma das mais belas regiões do mundo, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade - O Douro Vinhateiro!
Não poderia deixar de enaltecer e agradecer aos companheiros que colaboraram na organização da actividade, assim como a presença dos 140 participantes que de uma forma exemplar e irrepreensível - como sempre aconteceu - souberam também eles, ajudar a colorir o belo quadro dourado que emoldurou mais este grande evento de montanha da Adefacec.

A todos, o meu obrigado!
.
Alguns registos fotográficos do evento:























































Promoção de comportamentos de vida sáudavel e feliz.
Adefacec2010

5 comentários:

  1. Caro Beça
    Parabéns pela organização e um muito obrigado pelos momentos tão agradáveis que passámos ao longo do dia.
    Um abraço
    José Sousa

    ResponderEliminar
  2. Estimado José Sousa,
    É sempre agradavel saber que proporcionamos um dia positivamente diferente. É reconfortante recebermos palavras amigas. O mais importante num evento é a presença de cada um. É daí que recebo a força anímica para tentar que cada actividade seja sempre melhor que a anterior.
    Aparece e traga mais um amigo.

    Com a brisa da montanha,
    1 Abraço sempre amigo,
    F. Beça

    ResponderEliminar
  3. Olá Beça!
    Foi com muita alegria que partilhei mais uma magnifico dia com os amigos da montanha.Cada encontro é um reviver de fortes emoçoes mas este, em especial , foi dos mais giros que vivemos.Foi muito bom sentirmos essa hospitalidade das gentes do Douro, foi gratificante para todos nós perticiparmos ,ainda que por pouco tempo, na vindima,podendo desta forma revider o que foi a infancia e juventude de muitos de nós e ainda mais importante, foi o dar a conhecer aos mais jovens que nunca tinham assistido a nenhuma! Se olharmos para tras, só nos resta um largo sorriso e um sentir que ...VALEU A PENA!!
    Obrigada pelo vosso trabalho e empenho !
    Um abraço do tamanho do mundo

    ResponderEliminar
  4. Olá Beça!
    Foi gratificante para todos nós ,sentirmos o calor dessa gente do Douro e pordermos partilhar com todos os amigos, mais um dia magnifico com vivencias inesqueciveis.Foi muito bom podermos participar na vindima e desta forma revivermos a infancia e juventude de muitos de nós e ainda mais ,dar a conhecer aos mais jovens que nos acompanharam e que nunca viram uma vindima...foram concerteza horas de muita alegria e, acima de tudo, momentos para sentirmos que , quando se coloca todo o empenho, as coisas resultam bem!!
    Porque sei das dificuldades que esta realizaçao
    envolveu,fica aqui o meu apreço pelo esforço, pela dedicação e acima de tudo pela força com que agarraste este projecto.
    cabe aqui uma palavra de apreço á familia a quem roubas muitas horas ...
    Por todos os motivos, pela alegria , pela satizfaçao, fica um abraço do tamanho do mundo

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresa,
    Dir-te-ei que quando temos alguns momento de desalento são estas manifestações de apoio e sobretudo de reconhecimento do trabalho que realizamos, que me dão a força animica para continuar. Quando vejo o sorriso de uma criança espelhado no olhar de um adulto, fico feliz. Bem mais feliz. Agradeço também todo o apoio que me tens dado e nomeadamente neste evento do Douro Vinhateiro, dado no próprio terreno. Tudo foi mais fácil e bonito!
    Com a brisa da montanha,
    1 Abraço do tamanho do mundo.
    F.Beça

    ResponderEliminar