sábado, 1 de janeiro de 2011

Bem Pertinho do Céu - Gavieira - 15.01.2011

Foi com enorme satisfação que recebi o convite para participar, no dia 15 de Janeiro e em pleno parque nacional da Peneda Geres, no trilho "Pertinho do Céu". Gostaria de, em primeiro lugar, deixar expresso o meu sentido agradecimento ao Amigo e companheiro Aurélio.
O percurso iníciou-se em Gavieira que fica localizada nas faldas da Serra do Soajo. Seguimos, por entre um belo carvalhal, até à Branda de Busgalinhas. O rio e os seus sons, acompanhou constantemenente os nossos passos. A beleza das diversas cascatas de água que caiam e rasgavam o penedio, foram também foi uma permanente e agradável surpresa. Por um estradão em terra batida, seguimos em direcção à Branda de S. Bento do Cando. Trata-se de um povoado bastante conhecido pelas romarias de adoração à imagem de S. Bento. Desde aqui, descemos em direcção ao Rio Grande por um trilho de pastores. Depois de passarmos uma rústica construção, que serve para arrecadar as alfaias agrícolas e o gado, atravessamos um ribeiro por um trilho que se abre na densa vegetação. Trata-se da única passagem possível para seguirmos caminho em direcção à Gavieira. Continuamos caminho, seguindo o rio à nossa esquerda. Quando chegámos à estrada alcatroada, pequena paragem na capela local antes de subirmos até ao lugar onde teve início o percurso. Todo o trilho tinha a emoldorá-lo a beleza indispensável, da abundante, cristalina e maravilhosa água - Sem ela, provavelmente o Geres não se chamaria Geres!
Percorremos cerca de 7,5 quilometros, ao longo dos quais permaneceu sempre, em cada um dos participantes, a alegria, satisfação e emoção próprias do encanto proporcionado por um percurso de incomensurável beleza.
.
Alguns registos fotográficos...






































2 comentários:

  1. Olá Beça
    Foi um prazer tê-lo como companheiro nestes dois trilhos do Parque Nacional Peneda-Gerês. E a "reportagem" está muito boa...
    Um abraço
    José Sousa

    ResponderEliminar
  2. Beça,
    É reciproco o prazer de caminhar ao lado de tão ilustre companhia. Espero e desejo que, ao longo do tempo, que continuemos a fazer belas e grandes caminhadas.

    Com a brida da montanha,

    1 Abraço sempre Amigo,
    F.Beça

    ResponderEliminar