quinta-feira, 12 de maio de 2011

Redescobrindo Torga 28.05.11 - Minas do Vale das Gatas



Reviver o passado em Vale das Gatas



O extinto couto mineiro de Vale das Gatas, localiza-se nas freguesias de São Lourenço de Ribapinhão e Souto Maior, concelho de Sabrosa. A exploração destas minas iniciou-so no período romano onde seria extraído cassiterite. No entanto, foi em 1883 que se reiniciaram propriamente os trabalhos mineiros.


Nesta mina, o minério mais extraído era o volfrâmio (produção de filamentos para lâmpadas e material bélico). Assim, a produção da mina ficou condicionada aos conflitos que foram ocorrendo ao longo do sec. XX. Os maiores picos de exploração e laboração corresponderam precisamente à primeira guerra mundial (1914-1918) depois à segunda (1939-1945) e ainda ao conflito da Coreia (anos 50).


Tendo uma extração muito variável, devido aos fatores mencionados, a sua cotação no mercado internacional, também o era e consequentemente gerava muita instabilidade económica. Assim, entre 1980 e 1990 a sua produção foi decaíndo, até que em 1994, por despacho governamental foram extintas as 16 concessões do Vale das Gatas.







*************************** BREVEMENTE DISPONIBILIZO MAIS INFORMAÇÃO ****************************

3 comentários:

  1. gostei de ver, sobretudo as fotografias. eu escrevi sobre testemunhos de quem lá trabalhou.

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa pela ousadia. Na altura precisava de algumas fotos para ilustrar a atividade em vale das gatas e servi-me destas fotos que estavam da NET.
    Se fizer questão eu retiro-as do BLOG.

    ResponderEliminar