domingo, 13 de abril de 2014

IV Grande Encontro de Montanha |2014| V. P. Aguiar - Reportagem e Fotos

Direi, com alguma emoção e uma enorme satisfação que Doces Colinas, Mágicos Encantos, excedeu as expectativas de todos aqueles que tiveram a possibilidade de participar nesta IV edição do Grande Encontro de Montanha, em terras de Trás-os-Montes!

Foi, num dia pleno de Sol e emoldurado pela candura de nuvens que sobressaiam no azul celestial que cerca de uma centena de montanheiros iniciaram, em Carrazedo do Alvão, esta bela e inesquecível jornada montanheira.

O trilho, linear, realizado no sentido norte/sul, deu-nos a possibilidade de conhecer um pouco melhor as Terras de Aguiar da Pena (designação dada na idade média a V. P. de Aguiar)

Terra povoada desde a pré-história, mantém ainda, um enorme potencial arqueológico, como comprovam os vestígios das tribos Celtas e posteriormente todo o legado deixado pelos Romanos!

Com a felicidade estampada nos olhos e um indisfarçável sorriso nos lábios, chegamos com muita alegria à freguesia de Povoação. Depois de visitarmos mais alguns monumentos medievais, deparamos com uma enorme eira comunitária. De referir que essa eira, assenta, toda ela, numa enorme fraga que a natureza criou e os homens aperfeiçoaram com a colocação de pequenas pedras que servindo de muro, sustinham e evitavam a saída dos cereais....
...E seria este local, o eleito para o nosso tão aguardado almoço/convívio! Perfeito!

...Prosseguindo a nossa marcha, agora por caminhos tradicionais de ligação entre aldeias, atalhando um pouco, passamos nos arrabaldes de Gouviães da Serra e ficamos bem mais perto do Alto do Feijão.
 
O nossos olhar, neste momento, concentrava-se nas eólicas que timidamente rodavam, bem lá no Alto do Feijão. Foi, com muito empenho e determinação que rumamos, montanha acima, até conseguirmos atingir a cota dos 1.200 metros de altitude! Durante as passadas que iam, paulatinamente, diminuindo a distância até ao cume, a Natureza, ainda nos contemplou  com alguns trechos de rara, incomensurável e arrepiante beleza!

Bem no alto dos penedos que orgulhosamente, se perfilavam  no topo dos seus 1.200 metros, pudemos apreciar toda a imponência e harmonia do vale de Vila Pouca, assim como as montanhas que o abraçam e protegem - como uma mãe protege o filho - a paz das nuvens, o murmurar do vento, o canto da cotovia, assim como a dança dos bandos de pássaros que em elípticos voos desafiavam a infinita imensidão dos céus!

Na descida e sempre com o encanto do vale de Vila Pouca à nossa frente, passamos ainda por Souto, saciamos a sede na fonte da aldeia de Outeiro e ao som de melodiosos cantares regionais, revivemos uma, de muitas e  boas tradições ancestrais!

Rapidamente, chegamos ao final da nossa caminhada: Vila Chã.
Obviamente que um pouco cansados, mas muito, muito felizes por mais esta dádiva que a vida fez questão de nos oferecer! 

...E, como sempre, o transmontano, imagina, improvisa e transcendendo-se...surpreende-nos!!!

...E assim, no espanto deste prazer inesperado, podemos, diluídos num maravilhoso convívio, saborear algumas iguarias da região:
As carnes grelhadas, os enchidos, o pão, o vinho e...e...uma sopa cozinhada em potes de ferro. Sei que foi preparada com a mestria e o amor de delicadas mãos que só o coração e a alma da boa gente transmontana, tem o privilégio de conseguir produzir!!! Que delícia!!!

Para finalizar apenas duas notas:
- Sobre os pequenos acidentes que aconteceram a montanheiros e que felizmente não passaram de sustos.
- A participação dos nossos amigos de S. J. da Madeira e de Braga. Sem a cor e alegria da sua presença, a actividade não seria, com toda a certeza, a mesma!
Obrigado, eternos companheiros e amigos!

....Porque caminhando, tivemos a possibilidade de conhecer, melhor, um pedaço deste Portugal integro, uno, distante, sublime!

Não fosse Aguiar da Pena!
   Não fosse a Pátria do dolmens!
       Não fosse este reino maravilhoso!
           Não fosse este mar de pedra!
              Não fosse Trás-os-Montes!

 
Bem hajam companheiros e amigos Caminheiros da Casa do F.C. Porto de Vila Pouca de Aguiar por nos terem proporcionado este memorável  IV Grande Encontro de Montanha!

VIVA O V GRANDE ENCONTRO DE MONTANHA 
 Doces Colinas, Mágicos Encantos!
    
As fotos (para mais tarde recordar)

Clique p.f. na foto para ampliar





























































    















































































Adefacec2014
Promovemos comportamentos, dignos, de vida saudável e feliz!

2 comentários:

  1. Meu caro Beça
    O passado sábado ficará para sempre presente nas nossas lembranças: a paisagem maravilhosa das terras de Vila Pouca e do Alvão, o sol, o convívio com os companheiros de caminhada, a alegria espelhada em todos os rostos…
    Os meus parabéns pela excelente organização e um muito obrigado pela oportunidade que nos proporcionou.
    Grande abraço
    José Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Companheiro José Sousa,
      Agradeço as tuas bonitas palavras. Faço sempre o meu melhor para conseguir que cada evento da Adefacec supere o anterior!
      Devido a inumeras questões que muitas vezes nos ultrapassam, muitas vezes ficamos aquém das expectativas criadas. Julgo que desta vez as superámos!
      No evento a parte mais importante é a satisfação, a alegria, o salutar convívio entre todos, o enchermos a alma com as boas energias ...e isso foi por demais evidente neste IV Grande Encontro de Montanha em VPA - Doces Colinas, Mágicos Encantos. Parabéns!
      1 Abraço sempre Amigo,
      F. Beça

      Eliminar