segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Na senda das Vindimas - 25 de Setembro - Santa Marta de Penaguião

Só ontem, Domingo, foi possível marcar definitivamente a data da próximo evento temático "Na Senda das Vindimas ". Será a 25 de Setembro. O cenário é singularmente belo e seguramente fascinante. No palco, teremos montanheiras/os que gravitarão numa bela quinta do Douro. Disseram-nos que era a maior, a mais bonita e consequentemente a melhor. Acreditamos. Nas imagens que ontem recolhi, vão perceber porquê.
Inscrições:
ao fundo da página.



Partiremos da Vila da Cumieira. Pertencente ao Concelho de Santa Marta de Penaguião, é das mais bonitas e bem localizadas freguesias do Concelho. Destacamos como Actividades Económicas, a agricultura, a vinicultura, a olivicultura, a serralharia e o turismo rural. Na Gastronomia podemos saborear um espectacular cabrito assado com arroz do forno, massa dos casamentos, um arroz de feijão vermelho com posta de bacalhau cozido regado com azeite (chamado arroz de vindima) e ainda o pão-de-ló. A cestaria e o fabrico de sapatos, promovem o Artesanato local. Outra curiosidade será a centenária Banda Musical da Cumieira (fundada em 1830). No que concerne ao Património Cultural e Edificado realçamos a Igreja Matriz (construída no ano de 1729) sob a direcção do famoso arquitecto italiano Nicolau Nasoni. É de estilo barroco, de uma só nave, de grandes proporções e riquíssima em talha dourada; Santa Bárbara, Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Conceição e Senhor dos Aflitos, formam o núcleo de interessantes capelas. Ainda destacamos o nicho do Imaculado Coração de Maria, o Cruzeiro e a Fonte do Cruzeiro;
Monumento ao Marechal António Teixeira Rebelo, ilustre cumieirense, nascido no Lugar de Silhão, em 1750, fundador e Director do Colégio Militar.
Casas solarengas e senhoriais: Casa do Canto, Casa da Quinta da Portela, Casa da Quinta de Bertelo, Casa da Boavista e Casa dos Távoras.
De referir ainda a Casa da Quinta da Cumieira (turismo rural) e o edifício de grandes proporções e recentemente edificado - Centro Social e Paroquial de Santa Eulália da Cumieira.
Miradouro de Santa Bárbara, Casa da Quinta da Cumieira e Quinta da Portela constituem alguns dos locais de interesse turístico e paisagístico.



Depois de percorrermos, por solos xistosos, uma bela encosta onde energicamente se agarram as vinhas, realçamos, tanto a variedade das árvores de fruta, hortas e oliveiras como a fertilidade, a beleza e a frescura de um risonho e encantador vale. Estamos no local da Veiga.
" Não há terra como a Veiga em todo o Penaguião:
Penaguião só dá vinho, Veiga dá vinho e pão"
Outra curiosidade deste mágico local, é nele habitar, numa bela casa (Quinta da Portelinha) uma ilustre figura do nosso país e que entre outros títulos, ostenta:
Professor honorário da Academia de Cinema de Skopje
Em 2009 recebeu os XIV Globos de Ouro (Galardão instituído pela SIC).
Foi autor (entre muitos outros filmes) de 32 longas metragens.
Actualmente tem 101 anos de idade (nasceu no Porto em 11 de Dezembro de 1908.
É o realizador de cinema - ainda em actividade - mais velho do mundo.
Estamos a falar do grande vulto do cinema Português - Manoel Cândido Pinto de Oliveira.

Depois de uma atenta passagem por esse local, rumamos para a quinta, onde teremos o privilégio de participar numa Vindima Tradicional do Douro - considerado em 2001 pela UNESCO - como Património Mundial da Humanidade. Trata-se da famosa Quinta da Portela. As suas bem cuidadas vinhas são o jardim que emoldura e aconchega o casario que as protege. Sem dúvida, um local de sonho para, no aconchego do campo, sentir todos os aromas, escutar os murmúrios das águas ou o bater ritmado das asas de uma ave, tudo isto numa quinta que teimosa e apaixonadamente ainda mantém alguns usos e costumes e preserva tradições bem ancestrais. De referir, que a Quinta da Portela também funciona como casa de Turismo Rural.
No final, um néctar de estalo, acompanhado por regionais e deliciosas iguarias, preencherão positivamente o convívio, enchendo o coração de enormes sorrisos e os olhos de incontrolável alegria.

Estamos em crer que será uma oportunidade única para, caminhando, usufruir e participar numa vindima tradicional do Douro Vinhateiro.
Estamos em crer que vai gostar.
Estamos em crer que vai querer voltar!

Designação: NA SENDA DAS VINDIMAS
Dia: 25.09.2010 (SÁBADO)
Hora e local do início da actividade:
09:15 - Cumieira (Junto à Igreja)
Distância a percorrer: 4Km ou 7 Km
Dificuldade: Baixa ou Moderada.
Declives algo acentuados
Hora e local de Encontro: 07:10 Efacec (Parque C)
Data limite das inscrições: 22.09.2010

Taxa de Inscrição:
Sócios: 5 €
N/sócios: 12,50 €
Taxa de inscrição inclui:
- Transporte
- Lembrança.
- Enquadramento Técnico/Logístico
- Participação na Vindima
- Merendeiro Tradicional.

Emails:
secretaria.adefacec@efacec.com
manuel.maia@efacec.com
f.beca@efacec.com; f.beca58@gmail.com
Telf: 917449907;917159204;229562433

Apoio e patrocinio:

- Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião.
- Quinta da Portela.

Organização:
Adefacec - Associação Desportiva e Cultural da Efacec.

Promoção de comportamentos de vida Saudável e Feliz!
Adefacec2010

1 comentário:

  1. da para se inscrever ainda? fica aqui o meu mail gangstat_rap@hotmail.com

    ResponderEliminar