domingo, 27 de outubro de 2013

XIX Festa do Cogumelo e das Castanhas - Reportagem e fotos.

Temperatura amena. O Sol esconde-se por entre espessas nuvens. Algum nevoeiro.
Foi assim que Salto, abrindo de par em par, as portas do seu Ecomuseu - Casa do Capitão
- o maior embaixador da Vila e um dos ex-libres do Barroso, carinhosamente nos recebeu!





Gostaria de salientar que o seu Ecomuseu, pela sua localização, importância, valor histórico e patrimonial, ocupa  com mérito um lugar de destaque em toda a região norte.
Uma interessante tertúlia sobre cogumelos e uma visita (bem conduzida) pelo seu director, antecederam a saída para o campo e a aguardada caminhada.
Agora, já o Sol, perdendo a timidez, raiava com intensidade! Assim e desta forma, também ele, quis associar-se alegremente à iniciativa e tornar-se, durante toda a jornada, o nosso inseparável e fiel companheiro! Os sons, os cheiros, as cores, emolduravam um quadro, onde a incomensurável beleza paisagística, nos enchia o espírito de sensações únicas de sã alegria, rara beleza, de muita tranquilidade e sobretudo uma enorme paz.  

Formaram-se dois grupos praticamente com o mesmo objectivo: caminhar, admirar a paisagem, observar, apreciar, questionar e fotografar variadíssimos cogumelos. A diferença entre eles é que um foi conduzido pelo nosso companheiro e amigo Duarte - uma das mais conceituadas vozes nacionais sobre micologia.

O outro, foi um trilho guiado. Todo ele belo! Conheceu o seu apogeu numa zona que  ladeando uma linha de água, nos obrigou por diversas vezes a parar para contemplar todo o enorme esplendor da sua infinita beleza. Obrigado Amaro!

De novo no Salto. Mas agora no interior do seu harmonioso parque de lazer, nada melhor, para fazer jus à época e consequentemente ao evento que saborear, num agradável convívio, umas deliciosas castanhas amanhadas à moda do Barroso!


Enquanto uns se espalhavam pela Vila do Salto, tentado conhecer mais de perto os seus cantos, recantos, encantos e alguns desencantos (Igreja nova) outros dirigiam-se para a Casa do Capitão (ecomuseu) onde decorria a exposição micológica!
Entretanto, no outro lado da Vila já a Dª Maria, no interior do seu "Borda d'água" dava as suas últimas instruções para apaladar um saboroso bacalhau e uma deliciosa posta mirandesa. Num convívio que juntou cerca de cem pessoas, ainda tivemos oportunidade de ser presenteados com variadas maneiras de preparar cogumelos que  magistralmente, foram confecionados pelo Solsinho!


Desta forma, terminou, mais um Sábado que completou um, dos três dias, deste memorável encontro. As raízes são sólidas e duradoiras, pois encontram-se cravadas em torno daquilo que mais gostamos - A MONTANHA!
Um bem haja para a Associação Juvenil Aventura da Saúde que, ano após ano, nos continua a oferecer a magia destes inolvidáveis  momentos.


Viva a XX Festa do Cogumelo e das Castanhas!
FB



 




































































































Promoção de Comportamentos de Vida Saudável e Feliz!
Adefacec2013


2 comentários:

  1. Olá meu caro Beça
    Parabéns pela excelente organização da Festa do Cogumelo e das castanhas.
    Desde a visita ao Ecomuseu da Casa do Capitão, à excelente explicação sobre os cogumelos, à linda caminhada, ao magusto e ao jantar, foi tudo bom...
    Agradeço-lhe todo o trabalho que teve em nos proporcionar este excelente sábado de convívio com os amigos das caminhadas.

    ResponderEliminar
  2. Viva amigo José de Sousa,
    Agradeço as suas simpáticas palavras. no entanto, atrever-me-ia a dizer que o evento foi muito bom, correu bem e todos no final regressaram mais felizes, porque aconteceu no paraíso das terras do Barroso e teve a organização dos nossos amigos de Braga. Eu só dei uma pequena contribuição.
    Gostei de o (re)ver! é daquelas pessoas que nos contagia positivamente!
    Com a brisa da montanha,
    1 Abraço sempre amigo,
    F. Beça

    ResponderEliminar